Mercosul e EFTA acertam acordo de livre comércio

O Itamaraty anunciará nesta sexta-feira (23) o novo acordo comercial entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), que é formada por Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein. A informação foi divulgada pelo “Valor Econômico”.

Para os 4 países da Europa, o acordo é essencial para ter o mesmo nível de preferências de empresas da União Europeia. Os países do EFTA importam aproximadamente US$ 400 bilhões anualmente, valor acima do gerado pelo Mercosul.

Segundo a CNI, o acordo com o EFTA coloca o Brasil em direção a uma inserção internacional da indústria e da economia brasileira.

Contudo, o acordo ainda deve passar pelos parlamentos nacionais dos países, como por exemplo, na Noruega.

Com o acordo, o Brasil deverá que se comprometer com a proteção da Amazônia e da biodiversidade, já que o EFTA tem uma grande sensibilidade às questões ambientais.

Atualmente, o País sofre com tarifas para mais de 60% dos produtos com chances de exportação para a Suíça, por exemplo. Com o acordo de livre comércio, produtos como alumínio terão suas tarifas reduzidas beneficiando o Brasil.

Mercosul e EFTA

A negociação, que teve início na última segunda-feira (19), é considerada um grande avanço na Economia do país. O EFTA é formado por quatro países, são eles:

  • Suíça;
  • Noruega;
  • Islândia;
  • Liechtenstein.

A Suíça pediu uma proteção maior para os remédios no bloco. Em contrapartida, o Mercosul quis ter mais espaço para negociar produtos agrícolas.

Saiba mais: Mercosul e EFTA podem anunciar conclusão do acordo comercial nesta semana

Caso o acordo entre em vigor, o Brasil dará mais um passo em sua nova rumo político comercial. Isso porque o País já teve uma grande investida em junho ao firmar acordo com a União Europeia por meio do Mercosul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“O acordo com o EFTA será mais um passo importante na direção da maior inserção internacional da economia e da indústria brasileira”, disse Carlos Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Mercosul e UE fecharam o acordo em junho

O Mercosul e a União Europeia fecharam, em junho deste ano, negociações para o acordo comercial entre os dois blocos.

Desde quinta-feira (27), os ministros do Mercosul e da UE estavam conversando sobre o possível acordo, em Bruxelas, capital da Bélgica.

O tratado comercial compreende serviços, investimentos, bens e compras governamentais. O acordo que estava em pauta há 20 anos foi oficializado nesta sexta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Por envolver os 28 países da União Europeia e as quatro principais nações do Mercosul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina), o tratado é o segundo maior acordo já feito pelo bloco europeu. Desta forma, também será o mais audacioso acertado pelo Mercosul.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião