Balanços da semana

Mercedes e Nvidia fecham acordo para desenvolver carros autônomos

A Nvidia anunciou nesta terça-feira (23) que firmou uma parceria com a Daimler Mercedes-Benz para o fornecimento de tecnologia voltados para carros autônomos a partir de 2024.

Segundo a empresa norte-americana, o acordo com a Mercedes-Benz prevê o desenvolvimento de uma plataforma de chips e de softwares que poderiam ser utilizados para funções de direção para o setor de automóveis.

“Pretendemos unir forças para criar um veículo definido por um software e implantá-lo em toda a frota da próxima geração”, afirmou o diretor sênior de indústria automotiva da Nvidia, Danny Shapiro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O executivo preferiu não divulgar os termos financeiros do acordo. A parceria envolve o desenvolvimento de sistemas do veículo e acontece no mesmo sentido da decisão da Daimler de semana passada. A empresa alemã interrompeu uma aliança com a rival BMW na área de carros autônomos.

As duas montadoras haviam selado uma parceria de cooperação para o desenvolvimento desses veículos no início do ano passado.

Plataforma da Nvidia será padrão para Mercedes

Shapiro ainda afirmou que a plataforma Nvidia Drive AGX Orin, processador para veículos autônomos, será padrão em todos os carros da Mercedes-Benz. Com isso, os consumidores irão poder atualizar o sistema do automóvel da mesma forma que os smartphones são atualizados.

Além disso, quando perguntado sobre a parceria da Nvidia com a Audi, o executivo afirmou que nenhum dos acordos é exclusivo. Com a Mercedes, existe “uma enorme dedicação, muita energia, um grande investimento das duas empresas para trazer isso ao mercado”, afirmou o executivo.

Saiba mais: BMW e Mercedes-Benz fazem acordo para produzir carros autônomos

A Mercedes-Benz já realizou a venda de 2,39 milhões de carros em todo o mundo em 2019. As duas empresas trabalham em conjunto no setor de tecnologia de veículos autônomos e de inteligência artificial há mais de cinco anos.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião