Marcelo Odebrecht acusa Braskem de manipulação de acordos

De acordo com uma reportagem da “Folha de São Paulo”, publicada nesta segunda-feira (1), Marcelo Odebrecht acusou a petroquímica Braskem de omitir e manipular em seus acordos de delação e leniência. A empreiteira é sócia na Braskem junto com a Petrobras.

Segundo Marcelo, o objetivo dessas atitudes da petroquímica seria defender executivos que não queriam surgir como criminosos. Sendo assim, ele afirmou que a manipulação foi feita, também, por dois ex-dirigentes da Braskem. Portanto, os acusados foram: Newton de Souza e o advogado Maurício Ferro. O primeiro presidiu a Odebrecht após Marcelo ser preso em 2015, e o segundo foi membro da diretoria jurídica da Braskem e da Odebrecht.

Saiba mais: Odebrecht tem R$ 5 bilhões em apólices de seguros 

A acusação está em um pacote de e-mails que Marcelo mandou para a Braskem nos últimos dois anos, segundo a reportagem. Marcelo assegurou que a petroquímica falhou ao dizer, em seu acordo de delação, que recursos entregues ao Partido dos Trabalhadores (PT) na campanhas de 2010 e 2014 eram originários de caixa dois.

Ainda de acordo com a reportagem, a empresa também ocultou o pagamento de propina a dirigentes do MDB para que a companhia pudesse comprar energia mais barata da Chesf.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Autor da acusação, Marcelo Odebrecht está em prisão domiciliar desde dezembro de 2017. O ex-presidente da Odebrecht também ficou dois anos e meio preso em Curitiba.

A Braskem tem 40 fábricas espalhadas por:

  • Brasil
  • Estados Unidos
  • Alemanha
  • México

Ela respondeu por 80% das receitas do grupo em 2018.

De acordo com a reportagem, a Braskem não falou sobre possíveis omissões e manipulação dos acordos que firmou. Em uma publicação, disse que os acordos foram “resultado de investigações internas independentes realizadas por escritórios americanos de primeira linha”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Polícia Federal (PF) está apurando o que Marcelo Odebrecht diz que são negligências da Braskem.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião