Marcas de vestuário estrangeiras deixam o Brasil

As marcas de vestuário casual Ralph Lauren, Vans e Timberland anunciaram que vão deixar o Brasil.

O anúncio das marcas chega poucas semanas após a grife de luxo italiana Versace abandonar suas operações no Brasil. A marca casual dos Estados Unidos Ralph Lauren também vai terminar suas operações diretas no País. No Brasil permanecerá apenas a linha Polo Ralph Lauren, a mais acessível.

Já no final de dezembro a Versace e Ralph Lauren fecharam suas lojas em São Paulo alegando como causa os altos tributos e a crise econômica. Além da Ralph Lauren, também as marcas casual Vans e a Timberland vão deixar seus negócios diretos não somente no Brasil, mas em toda a América Latina. A VF Group, holding que controla e gerencia as empresas, avaliou que as lojas diretamente controladas não estavam gerando resultados positivos. Por isso, a VF está em busca de novos distribuidores brasileiros.

A saída da Vans e da Timberland do Brasil ocorre após pouco mais de um ano de atividades. As duas marcas tinham chegado no País em 2017 operando diretamente. Até então, elas mantinham um acordo de licenciamento com empresas brasileiras, como a Alpargatas, com a qual colaborava desde 1996. O rompimento entre a VF Group e a Alpargatas ocorreu após a venda da fabricante brasileira para o grupo J&S, em novembro de 2015, por R$ 2,67 bilhões.

Após a saída do Brasil, as antigas empresas parceiras deveriam continuar comercializando as marcas localmente. Uma estratégia diferente da Versace, que deixou definitivamente o Brasil e não será representada por outros distribuidores.

Grifes famosas abandonando o Brasil

A saída dessas marcas do Brasil segue outros abandonos do mercado nacional por parte de grifes famosas. É o caso, por exemplo, da francesa Longchamp, que chegou no Brasil em 2008 e saiu em 2017. Outra rede francesa, Vilebrequin, que chegou no Brasil em 2008 e saiu em 2016. Assim como a marca de camisetas Fred Perry, que estava no mercado brasileiro desde 2013. Ela fechou as portas de sua loja no shopping Cidade Jardim em Sao Paulo e no Fashion Mall, no Rio de Janeiro. Desistiram do Brasil também as marcas Kate Spade, Lanvin, Vacheron Constantin e Laudurée.

O Brasil é o segundo país emergente que mais consome produtos de luxo no mundo. Algo que levou as mais renomadas grifes a se instalarem no País em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Recife ou Belo Horizonte. O aumento da presença de marcas de luxo foi exponencial. Se antes de 2007 eram cerca de 15 marcas internacionais no Brasil, em 2012 eram mais de cem. E agora, após as defecções, seriam cerca de 80.

Entre as causas que levaram as marcas de luxo a abandonarem o Brasil estão a grave crise econômica que afetou o País, a instabilidade política, o câmbio desvalorizado, os elevados custos trabalhistas e a enorme carga tributária. Fatores que deixa impossível levar adiante essas atividades.

 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião