Mantega, Bendine e Augustin são réus por pedaladas fiscais

A Justiça Federal aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Mantega e demais nomes, no caso das pedaladas fiscais. A decisão foi tomada na segunda-feira (26). Confira abaixo os réus:

  • Guido Mantega (ex-ministro da Fazenda)
  • Aldemir Bendine (ex-presidente do Banco do Brasil)
  • Arno Augustin (ex-secretário do Tesouro)
  • Marcus Pereira Aucélio (ex-subsecretário de Política Fiscal)

Os quatro responderão à ação penal e serão julgados. A denúncia foi de crime contra as finanças públicas.

Pedaladas Fiscais

As pedaladas fiscais, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), foram a antecipação de pagamentos de programas sociais por banco público, a fim de auxiliar o governo a cumprir a meta fiscal.

Saiba mais – Governador do Rio de Janeiro é preso em nova etapa da Lava Jato 

O MPF afirma que Mantega, Bendine, Augustin e Aucélio, em conjunto, agiram sem prévia autorização legislativa, aprovando e comandando operações de crédito interno.

Desta forma, isso configura crime punível com pena de até 2 anos de prisão. A denúncia foi feita com base nos seguintes eventos:

  1. Recursos do Banco Nacional o Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram utilizados para o pagamento de benefícios do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).
  2. Recursos do Banco do Brasil foram utilizados para pagamento do Banco Safra.
  3. Atraso no repasse de royalties do petróleo, nos recursos para geração de energia elétrica e do salário educação para municípios, estados e o Distrito Federal.

Ainda de acordo com o MPF, a ex-presidenta da República Dilma Rousseff e o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, não poderão ser denunciados à Justiça, pois a pena para ambos em eventual condenação já prescreveu.

O juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Federal de Brasília, foi quem aceitou as denúncias e a prescrição dos casos de Rousseff e Coutinho. Segundo Codevila, trata-se de uma incongruência legal.

“Como explicar para a sociedade que a conduta que redundou na perda do cargo de Presidente da República e gerou tanta celeuma no país devido ao embate de correntes ideológicas divergentes, agora, não acarrete qualquer consequência na esfera penal? Não há como”, disse o juiz.

O MPF também havia feito pedido para que o caso de Mantega, Bendine, Augustin e Aucélio ficasse em sigilo. O Magistrado não aceitou o pedido, e tornou as informações públicas. Os réus tem dez dias para que a defesa apresente os argumentos preliminares.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião