Não há risco de calote do Tesouro Nacional, diz Mansueto

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou nesta quarta-feira (24) que não há possibilidade de um calote da dívida pública do Brasil.

O economista descartou o risco, em live promovida pela canal de finanças pessoais “Me Poupe!” e salientou que o investimento mais seguro do País é aquele que tem garantia do Tesouro Nacional.

“Eu não vejo risco disso porque a dívida do Tesouro tem uma garantia tão grande que, na verdade, a gente garante a dívida de outros Estados brasileiros, dos município brasileiros, e garante a dívida de várias empresas estatais”, afirmou Mansueto quando questionado sobre o risco de investidores em títulos públicos sofrerem calote.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Muitos investidores de fora só emprestam para um Estado, no Brasil, só emprestam para uma estatal, se tiver a garantia do Tesouro. Então eu diria que o investimento mais seguro neste país é o que está a garantia do Tesouro”, acrescentou o secretário.

Instituições tendem a retrair concessão do crédito, diz secretário do Tesouro

O economista também falou sobre a dificuldade de obtenção de crédito pelas pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. Mansueto afirmou que a tendência natural das instituições financeiras é retrair a concessão de crédito em meio à dúvidas sobre a viabilidade dos negócios.

Nesse sentido, citou os programas já lançados pelo governo federal para tentar quebrar essa tendência e estimular os financiamentos, para que cheguem nas pontas.

Saiba mais: Receita do governo central foi de R$ 151,69 bi em janeiro, diz Tesouro Nacional

O governo “começou com uma linha para financiar o pagamento de salário, não funcionou muito bem. Essa linha está sendo modificada. Depois veio um novo programa para empresas com faturamento de até 3 milhões de reais por ano, que é o Pronampe [Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte]. Agora, vem um terceiro programa, via BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], e eventualmente vai ter um quarto programa”, afirmou secretário do Tesouro.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião