Mandetta anuncia demissão do Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), foi demitido nesta quinta-feira (16) pelo presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo próprio político do Mato Grosso do Sul em seu perfil no Twitter.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta em seu perfil na rede social.

de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar.

— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020

O ex-ministro agradeceu também a sua equipe e desejou sucesso para seu sucessor.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, escreveu Mandetta.

Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país.

— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020

Mandetta no olho do furacão

O ex-ministro, deputado federal por Mato Grosso do Sul comandava a pasta desde o começo do governo Bolsonaro, em janeiro 2019. O político ganhou mais visibilidade após o início da crise do coronavírus (covid-19).

Mandetta passou a realizar entrevistas coletivas diárias na sede do Ministério da Saúde. Em muitas ocasiões, ele discordou da posição de Bolsonaro, que queria reabrir as atividades econômicas o quanto antes.

O ex-ministro sempre se posicionou a favor da quarentena e do fechamento das atividades econômicas.

Mandetta ficou por muitos dias na beira da demissão, mas uma entrevista ao Fantástico que foi ao ar no último domingo (12) foi o ponto final de sua permanência no Ministério. O político declarou que a população não sabe “se escuta o presidente ou o ministro” da Saúde sobre qual medida tomar para enfrentar a pandemia.

Saiba mais: Mandetta afirma que não tem intenção de deixar o ministério da Saúde

Na últimas entrevistas coletivas, Mandetta chegou a apresentar a equipe de transição montada para trabalhar em caso de substituição do cargo.  O ministro salientou que as pessoas cotadas para sua sucessão no cargo chegaram a lhe ligar para obter conselhos sobre como atuar na gestão da crise. 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião