Maia se desculpa com Paulo Guedes e retoma união por reformas

Após trocarem farpas em um conflito público, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, fizeram as pazes na última segunda-feira (5). Após Maia realizar um pedido de desculpas público ao ministro, eles prometeram união pelo andamento da agenda econômica no Congresso.

Após um encontro de ministros e parlamentares na casa do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), Maia disse que foi “indelicado e grosseiro” com Paulo Guedes, sendo que isso não é do seu “feitio”. Segundo o chefe da Câmara, o ministro da Economia foi o único a apoiá-lo na última eleição à presidência da Casa.

Maia salientou que é preciso dar andamento às reformas tributária e administrativa e tirar um programa de renda mínima do papel sem interferir no teto de gastos. “O teto de gastos é a primeira de nossa urgências porque com a regulamentação do teto a gente resolve o programa social”, afirmou o deputado, em entrevista a jornalistas após o jantar.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também esteve no jantar, embora não tenha tido relação no desgaste entre Maia e Guedes. De acordo com ele, a reaproximação foi “fundamental”.

“Esse gesto de reaproximação foi fundamental para que a gente possa, a partir de amanhã, virar um página nessa construção que é coletiva. Cada um assumindo sua responsabilidade, dentro do papel institucional, de forma republicana e democrática. Essa reunião de hoje marca um novo iniciar dessa relação, com franqueza, com honestidade, com divergência, que é natural da vida pública as divergências, mas sempre respeitando, dialogando, para construir os consensos, porque, se nós levantarmos os dissensos, a gente não consegue construir os consensos”, declarou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Na última semana, o presidente da Câmara chegou a chamar o ministro de “desequilibrado” após Paulo Guedes falar que Maia estava articulando com a esquerda obstáculos a privatizações. O líder da pasta econômica, por sua vez, disse que “nunca ofendeu o presidente Rodrigo Maia. Isso não é ofensa pessoal, foi uma troca de opiniões”.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião