Macri faz mudança no ministério da Economia para assegurar pacote anticrise

O presidente argentino Mauricio Macri anunciou no último sábado (17) uma mudança no ministério da Economia da Argentina. O ministro Nicolás Dujovne dará lugar a Hernán Lacunza.

Dujovne se mostrou contra as medidas anticrise propostas por Macri. Dessa forma, Lacunza, que já era do partido de Macri assumirá o ministério. Dujvone foi um dos responsáveis por colocar em prática o acordo de empréstimo, da Argentina, de US$ 57 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no ano passado.

O acordo com o FMI reforçou a oposição dos populares a Macri. Isso porque a decisão mostrou que o país estava passando por dificuldades econômicas, que dificilmente seriam revertidas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A alta inflação era um forte indicador de que a Argentina estava instável. O peso argentino obteve forte desvalorização, de 52%, em 2018. Sendo assim, o empréstimo com o FMI teria como objetivo diminuir a crise financeira.

Veja também: População argentina saca mais de US$ 700 milhões em dois dias

Discordância nas nas novas medidas impostas por Macri

Após a derrota nas eleições primárias do último domingo (11), o presidente da Argentina começou a anunciar novas medidas, ditas populistas, para conseguir reverter sua situação nas urnas, no dia 27 de outubro. Entretanto, as mudanças não agradaram o ministro da Economia.

Entre as medidas de Macri estão:

  • corte nos impostos
  • congelamento de preços de combustíveis
  • aumento do salário mínimo

Novo ministro da Economia da Argentina

A convocação de Hernan Lacunza para tomar frente do ministério da Economia foi feita pelo presidente da Argentina durante o último sábado (17). Desde o início de seu mandato, Macri encontrou dificuldades para eleger um ministro da Economia.

Lacunza tem em seu currículo o cargo de gerente-geral e economista-chefe do Banco Central Argentino (2005-2010). O economista também é um grande aliado de Macri. Faltando quatro meses para o fim do mandato de Macri a frente da Argentina, Lacunza terá a responsabilidade de lidar com novas mudanças no cenário econômico do país.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião