Macri é derrotado pela oposição nas eleições primárias argentinas

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, perdeu as eleições primárias para a chapa de Cristina Kirchner no último domingo (11). A derrota foi para Alberto Fernández, candidato de centro-esquerda, que se tornou o favorito para as eleições que ocorrerão em outubro.

Fernández, do partido Frente de Todos, conseguiu 47,36% dos votos. Em contrapartida, o atual mandatário, Macri, obteve apenas 32,23%.

A ampla diferença na votação não era esperada por nenhuma pesquisa feita anteriormente. De acordo com dados oficiais, 75% de um total de 33,8 milhões de pessoas fizeram parte da votação.

Macri já sabia que seria derrotado antes do informe dos resultados. “Tivemos uma votação ruim e isso nos obriga, a partir de amanhã, a redobrar os esforços para que em outubro consigamos o apoio necessário para continuar com a mudança”, disse o presidente argentino.

“Claramente estamos dando tudo pelo nosso querido país. Dói que hoje não tenhamos tido todo o apoio que esperávamos, mas, a partir de manhã, todos somos mais responsáveis por este país avançar. Portanto, é dormir e recomeçar a trabalhar amanhã de manhã”, reiterou Macri.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A rejeição de Macri pode ser explicada pelos ruins resultados obtidos em seu plano econômico e também social de governo. O crescimento no índice de desemprego do país também pode ser um importante fator nas eleições.

A ideia das eleições primárias na Argentina é fazer com que os eleitores possam escolher os candidatos que irão disputar a corrida presidencial no mês de outubro.

Veja também: Argentina importa menos do Brasil; topo é disputado pela China 

Bolsonaro apoia Macri

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) já afirmou diversas vezes que apoia a reeleição de Macri na Argentina. O presidente brasileiro disse também que caso a chapa de Cristina Kirchner ganhe as eleições, a Argentina pode se tornar “outra Venezuela ao sul do continente”.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião