Lula tem transferência confirmada para presídio de Tremembé

Nesta quarta-feira (7), o juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, coordenador e corregedor do Departamento Estadual de Execuções Criminais de São Paulo, definiu a mudança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.

Sorci tomou a decisão após a juíza Carolina Lebbos, do Paraná, determinar a transferência, de Lula, de Curitiba para um presídio paulista.

Mesmo sendo transferido por ordens da Justiça Federal do Paraná, a Justiça Federal de São Paulo havia comunicado que tinha autoridade para decidir o local onde o ex-presidente irá cumprir pena.

A defesa de Lula foi contra a autorização da juíza Carolina Lebbos de transferir o ex-presidente. “A defesa tomará todas as medidas necessárias com o objetivo de restabelecer a liberdade plena do ex-Presidente Lula e se assegurar os direitos que lhe são assegurados pela lei e pela Constituição Federal”.

Veja também: Votação da reforma da Previdência está tranquila, segundo Maia

Condenação de Lula

O ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva e cumpre pena desde abril de 2018 na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Os casos que envolveram o ex-presidente e ficaram mais conhecidos são: “Triplex do Guarujá” e o da “Lava-Jato” (que ainda está em operação).

Transferência do ex-presidente

A Polícia Federal alegou, em 2018, que a prisão do petista custava R$ 300 mil mensais à corporação. Dessa forma, a PF pediu que Lula cumprisse pena em outro lugar.

Além disso, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, solicitou também a transferência devido aos transtornos causados na cidade com a chegada de Lula.

Em contrapartida, o Ministério Público Federal (MPF) se mostrou contra o pedido da transferência de Lula. O argumento utilizado foi de que a ele só poderia mudar de local após o fim da instrução criminal nas ações penais.

A penitenciaria de Tremembé, onde Lula ficará preso, é famosa por abrigar criminosos que cometeram crimes de grande repercussão. A Penitenciária 2 de Tremembé abrigará o ex-presidente pelos próximos 8 anos e 10 meses.

Tags
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião