Lula: STF decidirá se Moro foi parcial no julgamento do ex-presidente

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que também é a presidenta da Segunda Turma, decidiu julgar nesta terça-feira (25) o habeas corpus do ex-presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva.

No documento, a defesa declara parcialidade do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro. O representante da Justiça não teria sido neutro durante a Operação Lava Jato. E no julgamento do caso triplex de Lula. As informações são do “Valor Econômico”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

triplex em Guarujá (SP) foi considerado pagamento de propina ao ex-presidente no julgamento. A fonte da propina seria a construtora OAS.

Na véspera, o ministro do STF, Gilmar Mendes, teria retirado o habeas corpus de Lula da pauta. Assim, o tema apenas seria analisado em agosto, passado o recesso do Judiciário.

Então, a defesa de Lula, por meio do advogado Cristiano Zanin, pediu “destaque” para o habeas corpus, que foi apreciado por Cármen Lúcia. A sessão desta segunda-feira é a última da turma antes do recesso de julho.

Saiba mais – Sérgio Moro diz “In Fux we trust” em novo trecho vazado

Mendes planejava soltura de Lula

“Diante das razões que eu expus, e do congestionamento da pauta, havia indicado o adiamento. Tem razão o nobre advogado quando alega o alongamento desse período de prisão diante da sentença e condenação confirmada em segundo grau”, argumentou Gilmar, após o “destaque” ser aceito por Lúcia.

“Como temos toda a ordem de trabalho organizada, o que eu proponho é de fato conceder uma medida para que o paciente aguardasse em liberdade a nossa deliberação completa. Encaminharia nesse sentido, se o colegiado assim entendesse”, completou.

Deste modo, apesar do recesso, Mendes mirava a liberdade de Lula até que o Judiciário voltasse aos trabalhos.

Saiba mais – Mensagens mostrariam colaboração entre Dallagnol e Moro, diz site

Dois pedidos de habeas corpus

Nesta data, haverá o julgamento de dois habeas corpus de Lula:

  • o primeiro questiona o posicionamento do relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer;
  • o segundo questiona a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nota do PT

“Os crimes de Moro é que deveriam ser julgados amanhã. E não a inocência de Lula que já foi demonstrada ao longo do processo, verdadeira farsa judicial comandada por Moro em criminoso conluio com os procuradores da Lava-Jato. O ex-juiz está condenado a arrastar as provas de sua parcialidade e suspeição, mesmo que este juízo tenha sido postergado”, disse em nota o PT.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião