Pedido de liberdade de Lula será decidido hoje pela Segunda Turma do STF

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá hoje se concederá liberdade ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A defesa de Lula apresentou o novo pedido de liberdade após o juiz Sérgio Moro aceitar o convite do presidente eleito, Jair Bolsonaro, para tornar-se ministro da Justiça.

Os integrantes da Segunda Turma do STF são:

  • Edson Fachin (relator)
  • Ricardo Lewandowski
  • Celso de Mello
  • Cármen Lúcia
  • Gilmar Mendes

A defesa argumenta que Moro foi parcial ao aceitar o convite de Bolsonaro para se tornar ministro da Justiça. Além do afastamento do juiz do processo, a equipe de Lula também solicita a anulação de processos nos quais Moro atuou.

Sérgio Moro aceitou a proposta enquanto ainda atuava como o juiz da Operação Lava Jato.

Saiba mais – Sérgio Moro comandará superministério da Justiça de Bolsonaro 

A procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, chamou de “ilações frágeis” na última quarta-feira os argumentos da defesa de Lula. Segundo Dodge, a defesa não encontrou “eco em provas”.

A PGR ainda afirmou que esta argumentação tenta atingir todo o Poder Judiciário, pois o processo que Moro conduziu foi revisado pelo TRF-4.

Condenação de Lula

Preso desde abril, o ex-presidente petista foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região (sul), após a sentença de Sérgio Moro. A condenação foi por corrupção e lavagem de dinheiro.

Para o juiz e os três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4, o ex-presidente da República recebeu do Grupo OAS (companhia de construção civil) um apartamento triplex no Guarujá (SP), em retorno por ter firmado contratos com a Petrobras.

Saiba mais – Lula é denunciado pela Lava Jato por lavagem de dinheiro 

O petista alega ser inocente e não ser o dono do apartamento. Sua defesa diz que o Ministério Público (MP) não apresentou provas contra ele.

Com a condenação em segunda instância, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o pedido de candidatura à presidência da República na eleição de 2018.

Saiba mais – STJ rejeita recurso de Lula sobre o caso do tríplex do Guarujá 

O PT substituiu Lula por Fernando Haddad, que perdeu no segundo turno para Jair Bolsonaro (PSL).

O STF já negou pelo menos outros seis pedidos de liberdade feitos pela defesa de Lula desde abril.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião