Habeas corpus de Lula começa a ser julgado

O Julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começou na tarde desta terça-feira (4))

Quem vai decidir sobre o habeas corpus de Lula, é a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), composta pelos ministros:

  • Gilmar Mendes;
  • Celso de Mello;
  • Cármen Lúcia;
  • Edson Fachin;
  • Ricardo Lewandowski.

Adiamento negado

No início do julgamento, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, realizou o pedido de adiamento do julgamento. De acordo com o advogado, a defesa havia apresentado um novo habeas corpus ao Supremo.

Entretanto, por 3 votos a 2, o pedido foi negado. Pelo mesmo placar, os ministro negaram o envio dos pedidos de habeas corpus ao plenário.

Saiba mais: EUA recebem documentos sobre inquérito dos Portos

Habeas Corpus

Além do pedido de liberdade, a defesa pede que os processos relacionados ao petista, em que Sérgio Moro atuou como juiz federal, sejam anulados.

Os advogados de Lula argumentaram que a aceitação do convite para ser ministro da Justiça, ainda sendo juiz responsável pela Lava Jato, mostra a parcialidade de Moro na condenação do ex-presidente.

O juiz Sérgio Moro condenou Lula no caso do triplex do Guarujá.

De acordo com Moro, não há irregularidade em sua conduta. Além disso, segundo ele, a decisão de participar do governo de Bolsonaro ocorreu após o julgamento de Lula.

O juiz pediu a exoneração do cargo no dia 16 de novembro, para poder assumir o ministério a partir do ano que vem.

O ex-presidente está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A prisão aconteceu após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenar Lula a 12 anos e um mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião