Lucro dos maiores bancos no terceiro trimestre é o maior em 12 anos

O lucro líquido dos quatro maiores bancos do Brasil que possuem títulos negociados na bolsa foi de 17,47 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2018. O valor representa 28,5% de alta em comparação com o mesmo período de 2017.

Enquanto na comparação com o segundo trimestre deste ano a alta dos maiores bancos foi de 3,5% no terceiro trimestre.

Sem considerar a inflação, os lucros de Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil somados é o maior em 12 anos. Enquanto, ao ajustar o IPCA o lucro das instituições financeiras é o maior desde o segundo trimestre de 2015, quando este valor foi de 20,5 bilhões.

Segundo os balanços das instituições a alta aconteceu, principalmente, pelo aumento na prestação de serviços e elevação das receitas com tarifas, enquanto as provisões para calote tiveram baixa.

Entre os quatro bancos, o melhor resultado trimestral foi o do Itaú, que apresentou lucro líquido de 6,45 bilhões de reais. Enquanto o Bradesco ficou na segunda posição, com lucro líquido de cerca de 5 bilhões de reais.

Completando a ranking trimestral dos maiores bancos do país, aparecem o Banco do Brasil, com lucro líquido de 3,17 bilhões de reais, seguido do Santander, que lucrou 3 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2018.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião