Lojas de Shopping continuam sofrendo mesmo após a reabertura

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou nesta sexta-feira (26) que a receita de lojistas de shoppings na capital paulista alcança queda de até 90%. O resultado demonstra os efeitos duradouros do coronavírus (covid-19) mesmo após reabertura das atividades.

De acordo com a associação, o estudo foi realizado entre 24 e 26 de junho com associados representando quatro mil pontos de venda no país. A pesquisa registrou que 32% dos lojistas relatam queda de 90% no faturamento, enquanto 41% deles indicam uma queda de até 80%.

Segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, “a queda foi vertiginosa nas vendas, o que mostra o quanto o setor do comércio foi comprometido com a pandemia. Os prejuízos estimados estão em 35 bilhões de reais e só na grande São Paulo, 10% das lojas não vão mais reabrir por falta de condições o que irá aumentar o desemprego, além da queda da arrecadação”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, vale ressaltar que 41% dos lojistas entrevistados para a consulta afirmaram que as vendas online ainda não são relevantes para o faturamento. Para 26,5%, esse canal movimenta até 10% do faturamento e 23,5% deles relataram que isso responde por até 20% da receita total.

Iguatemi suspendeu atividades de shoppings

A Iguatemi (IGTA3) anunciou na segunda-feira (22) a suspensão de uma semana das operações de alguns shoppings em São Paulo em razão do coronavírus. Os shoppings que terão as atividades suspensas são Iguatemi e Shopping Galleria, em Campinas, e Iguatemi Esplanada, em Sorocaba.

Saiba mais: Iguatemi (IGTA3) suspende atividades de shoppings em Campinas e Sorocaba

Segundo a Iguatemi, a medida de encerrar por uma semana as operações estão de acordo com os decretos municipais das cidades. Os shoppings em Campinas retomaram suas atividades no dia 8 de junho. Mas o decreto municipal da última sexta-feira (19) determinou novo fechamento.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião