Livraria Cultura apresenta nova proposta da sua recuperação judicial

A Livraria Cultura anunciou, nesta segunda-feira(8), uma nova proposta no seu plano de recuperação judicial aos credores. O novo plano prevê que a amortização das dívidas mudaria para todos os envolvidos, menos os bancos que continuariam com as condições anteriores.

Para entrar em vigor, porém, a proposta ainda precisa ser votada pelas empresas. A Livraria Cultura continuará dividindo os credores em grupos de acordo com o montante que devem receber:

  • Estratégicos Financeiros 1
  • Incentivadores 2
  • Proprietários de imóveis
  • Bancos

Em abril de 2019, quando a recuperação judicial da empresa foi homologada, os credores conhecidos como “financeiros estratégicos 1” sofreriam desconto de 30%, com carência de um ano e pagamento de cinco anos após a carência. Agora, a livraria propõe que haja um deságio adicional de 80% sobre esse valor.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Adicionalmente, a proposta inclui um desconto para os chamados “incentivadores 2”, formado por um grupo de editoras. Esses terão deságios de 70% sobre o valor da dívida após o deságio anterior. O saldo de parcelas também será modificado passando de 48 a 24 vezes.

Os proprietários de imóveis que mantiveram contrato de locação após decretação da recuperação judicial formam o terceiro grupo. O deságio para eles será de 80% sobre os 30% de desconto acordado no plano anterior. O número de parcelas para o pagamento da dívida também aumenta, de 20 para 30 trimestres.

Saiba mais: Livraria Cultura tem plano de recuperação judicial aceito por credores

De acordo com a Livraria Cultura, os bancos serão os únicos que não sofrerão mudança alguma no plano que haviam estabelecido.

O plano de recuperação judicial da Livraria Cultura

A Livraria Cultura entrou com pedido de recuperação judicial em 25 de outubro de 2018, com o objetivo de reestruturar uma dívida de cerca de R$ 285 milhões. O plano foi homologado em abril do ano seguinte.

Mesmo com 40 votos contra o plano, cerca de 90% dos credores foram a favor da recuperação judicial. O acordo tem por objetivo diminuir em até 70% a dívida da empresa, com 12 anos para pagamento e até dois anos de carência.

Saiba mais: Recuperação judicial da Livraria Cultura é homologada pela Justiça

De acordo com a decisão do juiz, a Livraria Cultura deverá efetuar os pagamentos diretamente aos credores, “que deverão informar seus dados bancários diretamente às recuperadas, ficando vedado, desde já, quaisquer depósitos nos autos”.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião