Livraria Cultura recebe não de parte dos credores e pode ir à falência

Parte dos credores da Livraria Cultura rejeitou na noite da última segunda-feira (14) a nova proposta de recuperação judicial. Com isso, fica a cargo da Justiça determinar se o processo caminha em direção à falência.

A maioria dos credores de classe 4 da empresa, que representam editoras menores a quem a Livraria Cultura possui uma dívida menor, rechaçou o aditivo apresentado ao plano por conta da pandemia do novo coronavírus.

Do total de 45 credores presentes na assembleia, 24 votaram contra a aprovação do plano de recuperação judicial da rede de livrarias, enquanto mais de 95% dos grandes credores de classe 1 votaram a favor.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Livraria Cultura pode ir à falência

Com a decisão, o juiz Marcelo Barbosa Sacramone, da 2ª Vara de Recuperação e Falência de São Paulo, definirá qual o destino do processo da companhia.

Na hipótese de o magistrado entender que a assembleia alcançou quórum majoritário para aprovar o plano, mesmo com a rejeição da maioria da classe 4, Sacramone poderá forçar o processo de recuperação judicial a seguir em frente com o aditivo.

Se o complemento ao plano for negado, o juiz pode determinar que vale o acordo de recuperação aprovado no ano passado. Contudo, para isso, será preciso estudar se a Livraria Cultura cumpriu todos os prazos e obrigações definidos na ocasião. Caso a empresa mostre algum desvio, a falência é decretada.

Na nova proposta da empresa, desdobramento de um processo de recuperação que se desenrola desde 2018, a rede de livrarias introduziu uma nova categoria de provedores que se comprometeriam a realizar a entrega de produtos essenciais para a operação do negócio por 18 meses contínuos, em troca de deságio.

O plano de recuperação judicial aprovado em 2019 prevê o pagamento das dívidas da Livraria Cultura, montante que chegou ao patamar de R$ 285,4 milhões em 2018, no decorrer de até 14 anos, para os credores

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião