Libra, criptomoeda do Facebook, é alvo de investigação da União Europeia

A libra, criptomoeda do Facebook, é alvo de uma investigação da União Europeia. A informação foi divulgada pela agência Bloomberg na última terça-feira (21).

A Comissão Europeia está investigando se a moeda virtual do Facebook pode injustamente prejudicar os rivais. Anteriormente, a rede social norte-americana já sofreu críticas de instituições monetárias, políticos e reguladores.

Nos últimos dois meses, autoridades da União Europeia criticaram o Facebook por violações de privacidade. As críticas ocorreram após o escândalo da Cambridge Analytica e da interferência nas eleições dos Estados Unidos.

Contudo, essa é a primeira vez que a rede social é objeto de uma investigação antitruste da UE.

Conforme divulgado pela Bloomberg, a comissão está apurando possíveis comportamentos anti-competitivos envolvendo o uso de dados dos consumidores, que podem gerar restrições à concorrência.

O Facebook e a Comissão Europeia não se manifestaram sobre a investigação.

A libra do Facebook

O Facebook anunciou a libra em junho deste ano. Após o anúncio, a rede social informou que a moeda contaria com a participação de outras 27 empresas.

A lista de empresas parceiras da moeda digital inclui Visa, Mastercard, Uber e Spotify. Cada uma das empresas contribuirá com um investimento de US$ 10 milhões (cerca de R$ 40,6 milhões).

Por meio da libra, a companhia pretende desenvolver um serviço de pagamento online. A carteira digital, chamada Calibra, seria integrada aos serviços do Facebook, WhatsApp e Messenger.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo a rede social, o objetivo da moeda é competir com bancos e reduzir custos de consumidores. Além disso, a companhia informou que pretende atingir pessoas que não possuem acesso às plataformas bancárias tradicionais.

No plano inicial, a libra estaria disponível a partir de 2020. No entanto, ainda não se sabe se o projeto acontecerá.

Investigação nos Estados Unidos

No início deste mês, o comitê de serviços financeiros da Câmara dos Estados Unidos solicitou que o projeto fosse interrompido. Após o pedido, a empresa informou que não é possível garantir que a libra será disponibilizada em algum momento.

Saiba mais: Libra, a criptomoeda do Facebook, pode não ser lançada

Diversas órgãos reguladores acreditam que a moeda pode ameaçar a estabilidade financeira e do banco central dos Estados Unidos. Além disso, temem que a libra pode ser um caminho para lavagem de dinheiro e fraude no mundo inteiro.

Conforme um relatório divulgado pelo Facebook no último mês, a libra sujeitará a rede social a riscos que podem “afetar de forma adversa os negócios, a reputação e os resultados financeiros”.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião