Liberação do FGTS não levará a “voo de galinha”, diz Paulo Guedes

O governo espera que a liberação dos saques do Fundo de Garantia do Tempo Serviço (FGTS) possa gerar um crescimento adicional de 0,35% no Produto Interno Bruto (PIB) em 12 meses. A previsão do governo vai contra as expectativas dos analistas do mercado.

Segundo a equipe econômica do Palácio do Planalto, a projeção de crescimento que hoje é de 0,81% poderia ser impulsionada com a medida. Além disso, a aprovação da reforma da Previdência também poderia contribuir com o aumento do PIB.

Saiba mais: Governo Federal divulga calendário de saques do FGTS em 2020 

Durante um discurso realizado no evento de lançamento do programa “Saque Certo”,  o ministro da Economia, Paulo Guedesdeclarou que a liberação dos recursos do FGTS não representaria um “voo de galinha”.

Guedes tinha declarado no começo de junho, em frente a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, que caso os recursos tivessem sido liberados antes da aprovação da reforma da Previdência isso não teria tido um impacto durável na economia brasileira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Não adianta dar esse estímulo antes da reforma. A economia está parada no fundo do poço, não está afundando mais, mas, para subir, só com reformas”, declarou na ocasião o ministro da Economia.

Reforma da Previdência

A reforma da Previdência foi aprovada no começo de julho em primeiro turno na Câmara dos Deputados com 379 votos a favor e 131 votos contrários. A medida é muito aguardada pelo governo e pelo mercado. Segundo os analistas, a iniciativa poderia elevar a confiança dos estrangeiros, elevando o nível de investimentos no País.

Saiba mais: Pode haver revisão do PIB com aprovação da Previdência, diz secretário

No dia 12 de julho o secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues, declarou que a estimativa do PIB poderia ser revista com a confirmação da aprovação da reforma. A nova Previdência geraria resultados positivos em curto prazo e um resultado estrutural que possibilitaria a adoção de novas medidas em médio e longo prazo.

“Agora buscamos medidas que permitam que o PIB cresça de maneira sustentável”, declarou na época Rodrigues.

Governo divulga calendário do FGTS

O governo federal divulgou nesta quinta-feira (25) o calendário da liberação do FGTS em 2020. Além disso, o Executivo informou o limite de saques da modalidade Saque-Aniversário.

“Entre as iniciativas, que se aplicam às contas ativas e inativas, está a criação do Saque-Aniversário, que vai conceder ao trabalhador, a partir de 2020, a possibilidade de sacar, anualmente, um percentual de seu sado”, afirmou o Ministério da Economia, sobre nova mudança no FGTS.

Saiba mais: Governo Federal divulga calendário de saques do FGTS em 2020 

Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a população “mais frágil” receberia esses recursos como se fossem um “14° salário”.

“A população mais frágil, mais pobre, terá acesso e oportunidade de escolha. Pode ser mais útil para o trabalhador receber [uma espécie de] 14º salário o resto da vida do que pedir demissão para ter acesso ao FGTS, estimulando a rotatividade e reduzindo a produtividade do emprego”, salientou o ministro.

Outra mudança no fundo foi o limite do saque de R$500 por conta vinculada. De acordo com o presidente da República, Jair Bolsonaro, os saques do FGTS garantem liberdade do trabalhador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Estamos garantindo a liberdade do trabalhador de decidir o que fazer com seu dinheiro e estimulando a produtividade do emprego. O saque imediato de R$ 500 do FGTS é focado nos mais pobres”, disse Bolsonaro.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião