Le Biscuit apresenta pedido para IPO

A rede de lojas de departamento baiana Le Biscuit, protocolou na última sexta-feira (29) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

A abertura de capital, que será coordenada pelos bancos Bank of America, XP (XP), Itaú BBA, Santander (SANB11) e Citi, será seja primária que secundária. Isso pois o grupo de investimentos Vinci Partners venderá parte de sua participação na Le Biscuit, junto com outros 15 investidores pessoas físicas.

Por outro lado, os recursos capitados com a emissão de novas ações serão usados para o pagamento antecipado de dívidas, além de obras de reformas e expansão de lojas, investimentos em TI, logística e reforço ao capital de giro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Conheça a história da Le Biscuit

Fundada em 1968 por Aristóteles Santanna na cidade de Feira de Santana (BA) como um pequeno armarinho de 100 metros quadrados, a Le Biscuit tem hoje uma rede de 141 lojas, sendo 136 próprias e 5 franquias, localizadas em 74 municípios de 14 Estados brasileiros. Seu faturamento é superior a R$ 1,2 bilhão, e está investindo de forma intensa nas operações on line.

O seu e-commerce foi inaugurado em setembro do ano passado, com um espaço dedicado a listas de casamentos Renée Pereira. A venda de produtos no site com retirada em loja ou entrega em casa iniciou no começo do ano na cidade de Salvador, com uma expansão gradual em todo o território nacional prevista para terminar no final de 2020. Mas a empresa  vende todo tipo de produto, como:

  • papelaria;
  • artigos para festa;
  • itens de higiene;
  • beleza e moda;
  • cama, mesa e banho;
  • eletrodomésticos;
  • alimentos.

A ideia do presidente da empresa, David Lee, é criar um marketplace, nos moldes do sucesso de outras empresas de varejo, como a Magazine Luiza (MGLU3), para oferecer produtos seja da Le Biscuit que fora de seu portfólio, dedicado especialmente para as classes B e C.

A entrada da gestora Vinci Partners, que tem R$ 22 bilhões em ativos sob gestão e a participação em empresas como Burger King e Domino’s, permitiu que a Le Biscuit começasse um processo de expansão desde 2011, chegando a decuplicar em menos de 10 anos seu faturamento anual. Entre as estratégias de gestão bem sucedidas está o lançamento do programa de franquias, voltado para cidades com população entre 80 mil e 200 mil habitantes, que já conquistou grande parte da região nordeste do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião