Latam solicita à Justiça dos EUA rejeição de arrendamento de 21 aviões

A Latam Airlines (NYSE: LTM) enviou nesta terça-feira (26) um solicitação à Justiça de Nova York para rejeitar o arrendamento de 21 aviões que estão com pagamentos em atraso.

A companhia aérea informou que possui uma frota de 320 aviões, desses 213 arrendamento financeiro, enquanto 98 sob arrendamento operacional, os outros nove restantes são próprios. Dessa forma, o objetivo do pedido a corte norte-americana da Latam é cortar custos, no sentido de forçar o fim do acordo sobre aeronaves com os seus credores.

De acordo com a Latam, se a solicitação para a rejeição dos arrendamentos for aprovada na Justiça estadunidense, o grupo terá aeronaves e motores suficientes para operar seus negócios, ao mesmo tempo em que atende suas necessidades.

Veja também: Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

A companhia aérea havia deixado de realizar o pagamento do arrendamento de 21 aviões em maio deste ano, dos quais a empresa tenciona se desfazer agora. Do total de aeronaves, 15 delas estão subarrendadas para a subsidiária Latam Brasil.

A aérea alegou no pedido que a manutenção dos aviões em sua frota, em uso ou parados, cria custos substanciais para a empresa, bem como contribui para consumo e, consequente, esgotamento de seu caixa.

Saiba mais: Latam informa que segue negociando ajuda com o BNDES

Além disso, a Latam é responsável por fazer o pagamento da manutenção dos aviões e motores, assim como do estacionamento das aeronaves em solo.

Latam entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

A Latam informou na madrugada desta terça-feira que entrou com um pedido de de recuperação judicial, nos Estados Unidos devido à pandemia de coronavírus (covid-19). O setor aéreo foi dos mais afetados pela crise econômica, principalmente em função das medidas de restrição à circulação e a queda na demanda por voos.

Saiba mais: Latam entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos

“Diante dos efeitos da COVID-19 no setor mundial de aviação, esse processo de reorganização oferece à LATAM a oportunidade de trabalhar com os credores do grupo e outras partes interessadas para reduzir sua dívida, acessar novas fontes de financiamento e continuar operando, enquanto adapta seus negócios a essa nova realidade”, informou a companhia em comunicado.

A Latam se decidiu por apresentar seu pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em razão de quase a totalidade de sua dívida está ligada a multinacionais que acompanham a legislação norte-americana.

Tags
Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião