Grana na conta

Latam: total de passageiros em 2019 deve voltar a ser o mesmo em 2023

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, afirmou nessa quarta-feira (17) durante uma entrevista ao ‘JOTA’ que a o número de passageiros que atendeu em 2019 só deve voltar a ser o mesmo em 2023, devido aos impactos da pandemia de coronavírus (Covid-19) no setor.

O CEO da Latam Brasil também comentou sobre os efeitos de operar com uma capacidade reduzida, a modo de aumentar o distanciamento entre os passageiros. Segundo Cadier, “o impacto financeiro disso é violentíssimo. E a gente não tem a evidência que melhora significativamente o risco de contágio [de coronavírus]”.

Ainda sobre o tema, o executivo completou dizendo que o preço das passagens aumentariam “brutalmente”, e isso acabaria penalizando muito “qualquer recuperação”. Apesar disso, Cadier não descarta a opção para o futuro , “talvez tenhamos que fazer, mas hoje defendemos que não há informação suficiente para fazer”, salientou.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O executivo também indicou alguns ajustes que a empresa fez, para tentar driblar a crise, “começamos a pegar aviões de transporte de passageiros, retirando assentos, preparando esses aviões para transportar carga”.

Além disso, a companhia está trabalhando “de mãos dadas” com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pois tiverem que repensar seus limites de regulação para poder voar até a China.

Sobre os voos de passageiros internacionais, Cadier acredita que o mercado será “muito menor” além de que será diferente. Segundo ele, “nenhuma companhia aérea vai sobreviver sem fazer adequações no seu tamanho”.

Além disso, o CEO comentou sobre as conversas com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), e afirmou que acredita que fecharão a ajuda nas próximas semanas, caso contrário, a recuperação será “lenta e dolorosa”. Vale destacar que a  a companhia busca capital de giro desde o fim do primeiro trimestre.

Veja também: Latam encerra por tempo indeterminado operações na Argentina

Durante a entrevista, o executivo chegou a relacionar a crise atual com a crise de 2001, quando aconteceram ataques terroristas nos EUA. Segundo ele “a gente está enfrentando uma coisa que não podia se imaginar, e o 11 de setembro foi um soluço perto do que estamos vivendo hoje”.

Azul (AZUL4) e Latam fecham acordo para voos domésticos

A Azul (AZUL4) e a Latam anunciaram nesta terça-feira (16) que fecharam um acordo para permitir que passageiros façam conexões em rotas domésticas das duas companhias aéreas.

A medida ainda permite que os clientes possam escolher em qual programa de fidelidade querer acumular os pontos de suas viagens. A parceria de codeshare  incluirá, em um primeiro momento, 50 rotas regionais não sobrepostas de ou para Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Campinas, Curitiba e Guarulhos. A Azul e Latam devem começar a venda de bilhetes nos próximos meses.

Saiba mais: Azul (AZUL4) e Latam fecham acordo para voos domésticos

“São 50 rotas, nesse momento inicial, em que a gente parte conectando as redes para os nossos passageiros”, afirmou. “Isso traz mais opção de compra e uma experiência de voo mais tranquila. Fica mais fácil para atender no aeroporto e via call center, porque vemos todo o trecho do passageiro”, completou.

Segundo o  CEO da Latam Brasil, o acordo “pode gerar mais venda, que é o que estamos buscando no momento. Além disso, o executivo descartou a possibilidade de que seria um passo para a fusão de ambas.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião