Latam questiona na Justiça nova proposta da Azul por Avianca

A Latam entrou com um recurso na Justiça e pediu o cancelamento de uma nova proposta da Azul por parte dos ativos da Avianca Brasil. A companhia aérea está em recuperação judicial desde o fim do ano passado.

No questionamento realizado na última segunda-feira (20), a Latam argumenta que a posição da Azul no processo de recuperação judicial da Avianca possui “muitas coincidências e pouca coerência”.

“A verdadeira intenção da Azul só pode ser quebrar a Avianca ou causar repercussão processual e midiática”, escreveu a Latam no pedido endereçado ao juiz da Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo, que acompanha o processo.

Saiba mais: Latam reverte lucro e registra prejuízo de US$ 60 milhões no 1º tri de 2019

Proposta da Azul para a Avianca

A nova oferta da Azul faz com que ela retorne a disputa pelos ativos da Avianca. Em abril a empresa anunciou sua desistência, após realizar uma oferta de US$ 105 milhões para adquirir os ativos da Avianca. Na época, a companhia afirmou que a Gol e a Latam agiram para evitar a concorrência da ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A Gol também entrou na Justiça para questionar a proposta. De acordo com o documento enviado pela companhia aérea à Justiça, a nova proposta da Azul não tem legitimidade. “A proposta da Azul não observa os procedimentos estipulados em lei para alteração do plano de recuperação judicial“.

“Nesse contexto, nunca é demais destacar que a Azul tem total liberdade e poderá comparecer ao leilão das 7 UPIs, apresentar lances para todas elas e sagrar vencedora, adquirindo, assim, todas as UPIs”, concluiu a Gol.

Avianca não cumpre promessa e funcionários não são pagos

A recuperação judicial da Avianca já foi aprovada pelos seus credores. Dessa forma, se for adiante, a proposta prevê que a companhia seja dividida em sete UPIs.

Inicialmente marcado para 7 de maio, o leilão dos ativos da Avianca foi suspenso por uma determinação da Justiça. No entanto, a companhia aérea recorreu da decisão.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião