Imóveis

Lançamento de imóveis cresceu 4,1% no terceiro trimestre, segundo CBIC

0

Os lançamentos de imóveis residenciais aumentaram 4,1% no período de julho a setembro deste ano, na comparação anual. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira (25) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), referindo-se a 33.199 unidades que foram inauguradas.

As vendas aumentaram 15,4% no período analisado, atingindo 32.575 imóveis, por sua vez a participação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida no total comercializado passou de 47,6% para 50,7%.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

A CBIC organizou a pesquisa junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), acoplando dados de 17 das maiores cidades do País e as regiões metropolitanas de dez capitais.

De acordo com, José Carlos Martins, presidente da CBIC, o setor está otimista em relação aos próximos anos por conta das quedas da taxa de juros básica (Selic), mas ainda existe a preocupação com o crédito destino ao público de baixa renda.

Saiba mais: Fundo do Banco Safra aumenta proposta por ativo do TBOF11

A CBIC está calculando que os financiamentos com recursos da poupança deverão aumentar 27%, em 2019, mas que o crédito originado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deverá cair 11%.

Venda de imóveis volta a crescer

Segundo a Pesquisa do Mercado Imobiliário do Sindicato da Construção (Secovi-SP) em setembro foram vendidos 4.055 novos imóveis, um resultado que reforça a tendência de recuperação do mercado imobiliário paulista.

Por mais que o resultado tenha sido 7,9% inferior ao reportado em agosto, quando foram vendidas 4.405 novos imóveis, em setembro deste ano foram comercializados 108,7% a mais em comparação com o mesmo mês de 2018. Naquele mês, foram vendidos 1.943 unidades.

Confira: Caixa anuncia redução de taxas de juros para o crédito imobiliário para 8,5% ao ano

No acumulado de 12 meses, no período de outubro de 2018 a setembro de 2019, foram vendidas 42.351 unidades novas. O resultado representa um aumento de 46,6% em relação ao período de 12 meses anterior. Naquele período, 28.886 imóveis foram negociados.

Compartilhe a sua opinião

Jader Lazarini
Jader Lazarini escreve sobre mercado financeiro, política e economia para o portal de notícias da Suno Research. Anteriormente, trabalhou na Unidas. Estuda Relações Internacionais na Universidade Anhembi Morumbi.