Christine Lagarde anuncia oficialmente sua saída do FMI

Nesta terça-feira (16), a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, anunciou oficialmente que vai deixar o cargo no dia 12 de setembro deste ano.

A saída já era prevista. Isso porque Christine Lagarde já havia sido indicada como a sucessora de Mário Draghi no Banco Central Europeu (BCE), no início deste mês. Em outubro, o mandatário italiano irá encerrar seu mandato à frente do BC.

No comunicado feito por Lagarde, a diretora disse que sua decisão pode ajudar o FMI a agilizar a escolha do sucessor de seu cargo.“Com uma maior clareza sobre minha nomeação como presidente do BCE e sobre o tempo que levará, tomei essa decisão com base no melhor interesse para o Fundo, pois isso acelerará o processo de seleção de meu sucessor”, declarou Lagarde.

A executiva disse ainda que não renunciou no momento que foi indicada ao BCE porque não tinha certeza sobre o novo Parlamento Europeu. Dessa forma, Lagarde não confiava em uma aprovação imediata dela. As informações são da “Reuters”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Saiba mais: FMI diz que bancos centrais lançarão suas próprias criptomoedas 

O BCE

O Banco Central Europeu é um órgão cada vez mais importante para o funcionamento da União Europeia. O Banco Central do bloco europeu, é responsável pela gestão da política monetária dos países que utilizam o euro. Dessa forma, foi fundamental para manter baixas as taxas de juros durante o período de maior crise econômica da Europa.

Christine Lagarde na presidência do BCE

A francesa Christine Lagarde foi nomeada presidente do Banco Central Europeu (BCE). Essa foi a preferência dos líderes dos 28 países que compõem a União Europeia (UE) que se reuniram no dia 2 de julho para escolher os novos nomes que vão chefiar os órgãos europeus.

“Sou honrada de ter sido nomeada para a presidência do BCE, disse Lagarde após ser nomeada.

Christine Lagarde será a segunda presidente francês do BCE. Entre 2003 e 2011 Jean-Claude Trichet presidiu o bloco .

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião