Kraft Heinz troca CEO após resultados financeiros decepcionarem

O português Miguel Patrício será o novo CEO da Kraft Heinz. A empresa anunciou a troca do comando mundial nesta segunda-feira (22), depois que os resultados financeiros ficaram abaixo do esperado. O executivo brasileiro, Bernardo Hees, atual no cargo, deixa o posto até dia 30 de junho.

A ideia do novo comando é trazer uma “virada” nos negócios da companhia. Patrício afirma que a mudança na Kraft Heinz apenas vai seguir as transformações que acontecem comumente na indústria de alimentos.

Com o anúncio da mudança de comando, as ações da Kraft Heinz subiam 2% na abertura do mercado na Nasdaq.

Saiba Mais: Ações da Kraft Heinz despencam 27% em Nova York após intimação da SEC

Resultados abaixo do esperado

O resultado de 2018 da Kraft Heinz ficou praticamente estável em comparação com 2017. A receita da empresa foi de US$ 26,2 bilhões.

Entretanto, o grupo apresentou um prejuízo líquido de U$ 10,3 bilhões, um resultado decepcionante em comparação com o lucro de U$ 8 bi no ano anterior.

Os papéis da Kraft Heinz já acumulam uma queda de 23% em 2019. O valor de mercado do grupo atualmente é menos da metade do registrado quando foi criado.

Alguns fatores que derrubaram o valor de mercado e as ações da Kraft Heinz foram:

  • uma investigação pela SEC sobre práticas de contabilidade;
  • a redução de 36% no pagamento de dividendos;
  • e a perda de US$ 15 bilhões com aquisições mal calculadas.

Reverter o resultado

Com a proposta de reverter o resultado de 2018 da Kraft Heinz, Miguel Patrício carrega experiências em marcas como Jonhson & Jonhson, Coca Cola e Ambev.  Patrício afirma que a estratégia será o fortalecimento de marcas como Heinz, Philadelphia, Planters e Kero.

Saiba Mais: S&P: perspectiva de risco de crédito da Kraft Heinz é negativa

O executivo português reconhece o momento delicado financeiramente da Kraft Heinz, mas garante que buscará entender e transformar os números do grupo. Patrício afirmou que o conselho de administração votou em unanimidade pela escolha do seu nome para o cargo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Bernardo Hees assumiu o comando da Kraft Heinz em julho de 2013. Antes, ele era presidente da rede Burger King, que pertence à 3G. O executivo brasileiro voltará para a 3G após 6 anosà frente da Hraft Heinz.

 

“Quer saber mais sobre o IPO do Uber? Baixe aqui o relatório completo GRATUITO”

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião