Balanços da semana

Justiça determina transferência de Temer para quartel do Choque da PM em SP

A juíza Carolina Figueiredo, da 7ª Vara Federal Criminal, no Rio de Janeiro, determinou a transferência de Michel Temer para o Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar de SP. A decisão desta segunda-feira (13) acatou um pedido da Polícia Federal.

A Justiça também definiu que Temer deve ficar preso na sala de estado maior do local. Desde quinta-feira (9), o ex-presidente está na sede da Polícia Federal em São Paulo. Na primeira noite, Temer ficou em uma sala de 20 metros quadrados e sem banheiro. No dia seguinte, foi levado a uma sala melhor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O emedebista foi detido no âmbito da operação que investiga desvios de dinheiro na usina nuclear Angra 3. Além disso, a Argeplan teria participado do esquema. A empresa é do amigo do ex-presidente, coronel João Batista Lima Filho. Ele também foi preso na última semana.

Saiba mais: Michel Temer seria chefe de quadrilha criminal, aponta Justiça 

Temer preso

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região votou pela revogação do habeas corpus de Temer na última semana. A deliberação foi feita pela Primeira Turma Especializada, formada pelos desembargadores Abel Gomes, Paulo Espírito Santo e Ivan Athié. Assim, o mérito do habeas corpus concedido a Michel Temer foi decidido na quarta.

Além disso, a corte decidiu também que o ex-coronel João Baptista Lima Filho fosse preso novamente. Por outro lado, o TRF-2 manteve o habeas corpus concedido ao ex-ministro Moreira Franco.

Saiba mais: Entenda a relação da prisão de Michel Temer com a corrupção em Angra 3

Temer foi preso no dia 21 de março no âmbito da Operação Descontaminação, um desdobramento da operação Lava Jato. O ex-presidente está sob investigação sobre as supostas propinas de R$ 1 milhão recebidas da Engevix.  Também foram detidos preventivamente o ex-ministro Moreira Franco e outras 8 pessoas. Todos são acusados de intermediar as vantagens indevidas ao ex-presidente. Contudo, Temer nega todas as acusações.

No dia 25 de março, o ministro Athié tinha expedido uma decisão monocrática com a qual havia concedido a liberdade ao ex-presidente. Porém, antes disso, o ex-presidente ficou quatro dias presos. O magistrado salientou que as garantias constitucionais haviam sido atropeladas, indicando como inexistente a antecipação de pena no ordenamento jurídico brasileiro.

O Ministério Público Federal pediu a revogação desta decisão. Com isso, a procuradora Mônica de Ré solicitou nova prisão de Temer. Isso porque considerou o ex-presidente um “perigo à ordem pública” e para “tudo que fez de mal”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

De acordo com o Ministério Público Federal, o montante das propinas pagas ao grupo de Temer chegaria a R$ 1,8 bilhão. Para os promotores, ele atuou como chefe de uma organização criminal há 40 anos. Assim, Temer teria obtido assim vantagens indevidas sobre uma série de contratos públicos.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião