Balanços da semana

Justiça solta fundador da Qualicorp (QUAL3), José Seripieri

O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1° Zona Eleitoral de São Paulo, mandou soltar o fundador e ex-presidente da Qualicorp (QUAL3), José Seripieri Filho, nessa sexta-feira (24), a pedidos de Celso Vilardi, advogado do empresário, antecipando o fim das prisão temporária que era de 5 dias, prorrogáveis por mais 5 dias.

O fundador da Qualicorp foi preso na manhã da última terça-feira (21), em uma operação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Eleitoral (MPE) por suspeitas de doações irregulares de R$ 5 milhões para a campanha do senador José Serra (PSDB-SP), em 2014.

Vargas salientou que a prisão temporária teve o objetivo de garantir o interrogatório, bem como a “produção de elementos de informação sem contaminação de elementos indiciários, tendo em vista o significativo poder de influência dos investigados sobre eventuais testemunhas e demais indivíduos envolvidos, bem como a possibilidade de dilapidação patrimonial”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Vale destacar que José Seripieri já foi interrogado. “E, uma vez realizados os interrogatórios, a prisão temporária dos investigados deixa de consistir em medida imprescindível a continuidade das investigações conduzidas no Inquérito Policial, circunstância que afasta, por ora, o requisito”, explica a decisão.

Por sua vez, Vilardi considera a prisão injustificada e declarou em nota: “menos mal que sua soltura tenha sido antecipada”.

Procurado pelo SUNO Notícias, quando o empresário foi preso, Vilardi, criticou a prisão.

“É injustificável a decretação de prisão temporária de José Seripieri Filho. Os fatos investigados ocorreram em 2014, há seis anos portanto, não havendo qualquer motivo que justificasse uma medida tão extremada. Os colaboradores mencionados no Inquérito não acusam Seripieri de ter feito doações não contabilizadas. Relatam que ele fez um mero pedido de doação em favor de José Serra e que a decisão de fazer a doação, assim como a forma eleita, foi decisão de um dos colaboradores. Portanto, não há qualquer razão ou fato, ainda que se considere a delação como prova (o que os Tribunais já rechaçaram inúmeras vezes), que justifique medidas tão graves”, disse.

Veja também: WEG (WEGE3) dispara após balanço; Qualicorp despenca pelo 2º dia consecutivo

A Qualicorp também se manifestou sobre o caso. “A companhia, em linha com o fato relevante divulgado nesta data, informa que houve busca e apreensão em sua sede administrativa e que a nova administração da empresa fará uma apuração completa dos fatos narrados nas notícias divulgadas na imprensa e está colaborando com as autoridades públicas competentes”, disse, em nota.

O gabinete e o apartamento de José Serra em Brasília foram alvo de busca e apreensão. Seripieri também foi alvo de um mandado de busca e apreensão em sua casa, de acordo com o portal “G1”.

Ex-diretor de empresa da Qualicorp  admite caixa 2 em delação

O ex-diretor da Aliança, empresa da Qualicorp (QUAL3), Elon Gomes de Almeida, admitiu o pagamento de cerca de R$ 5 milhões para o caixa dois à campanha do senador José Serra (PSDB-SP) em 2014. As informações são do jornal “O Globo”.

Almeida, que era diretor-presidente da empresa da Qualicorp  responsáveis pelo setor de planos de saúde, fechou acordo de delação premiada com a Justiça Eleitoral de São Paulo.

Saiba mais: Empresário fundador da Qualicorp é preso em operação da PF

A delação, segundo o jornal, foi base para a operação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Eleitoral (MPE) que prendeu o fundador e ex-presidente da Qualicorp, José Seripieri Júnior, nessa terça-feira.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião