Justiça aceita pedido de recuperação da Fertilizantes Heringer

O tribunal de Paulínia (SP) deferiu o pedido de recuperação judicial da Fertilizantes Heringer.

A empresa, que está entre as cinco maiores produtoras de fertilizantes do Brasil, tinha apresentado o pedido de recuperação judicial na última segunda-feira (4). O pedido da Fertilizantes Heringer, apresentado em “caráter de urgência”, foi aceito pela 2ª Vara da Comarca de Paulínia.

“A companhia ressalta que o processo de recuperação judicial representa um novo passo em seu processo de reestruturação financeira, administrativa e operacional, e possui como objetivo permitir a continuidade dos negócios desenvolvidos pela Heringer”, informou a empresa em comunicado.

Saiba mais: Fertilizantes Heringer entra com pedido de recuperação judicial  

Com o essa aceitação do pedido de recuperação judicial, todas as ações e execuções atualmente em curso contra a empresa são suspensas. O prazo de suspensão é de 180 dias corridos.

No pedido de recuperação judicial, a empresa tinha destacando ser necessário readequar sua estrutura administrativa e operacional. Uma atividade que deveria ser levada adiante por meio do fechamento de nove plantas produtivas e centros de distribuição. Essa unidades são:

  • Rondonópolis (MT)
  • Dourados (MS)
  • Três Corações (MG)
  • Uberaba (MG)
  • Rio Verde (GO)
  • Porto Alegre (RS)
  • Rio Grande (RS)
  • Paranaguá (PR)
  • Rosário do Catete (SE)

Dificuldades da Heringer

A empresa já vinha passando por dificuldades. O capital de giro da Heringer estava negativo em R$ 1,3 bilhão no fim do terceiro trimestre de 2018. A companhia só poderia quitar as dívidas a curto prazo (que vencem em até um ano) com a venda de ativos.

No comunicado, a empresa afirma que foi necessário readequar as estruturas administrativas e operacionais.

“A administração da companhia empreendeu esforços e estudos, em conjunto com seus assessores legais e financeiros, para otimizar a situação de liquidez e o perfil de endividamento da companhia nos últimos meses, tentando, inclusive, buscar potenciais investidores no sentido de equilibras as demandas de capital de giro para manter as atividades operacionais. Não obstante referidos esforços, a situação se deteriorou. Em consequência e aliado à recente conjuntura adversa no setor de atuação da companhia, os desafios decorrentes da situação econômico-financeira da companhia se mantém e vêm se agravando”, informa, “neste sentido, a companhia julgou que a apresentação de um pedido de recuperação judicial seria a medida adequada”.

Empresa de 50 anos

A empresa de fertilizantes foi fundada em 1968 e tem a quarta maior parcela de participação de mercado. Ela fica atrás apenas da norueguesa Yara, da brasileira Fertipar e da americana Mosaic.

Sediada em Viana, Espírito Santo, a Heringer abriu capital na B3 em 2007. Em 2015, a marroquina OCP comprou 10% da participação da companhia. Além disso, a canadense Nutrien adquiriu 9,5% da fatia de capital da empresa.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião