Juros ainda estão altos no Brasil, diz Bolsonaro sobre setor rural

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a dizer, na tarde do último domingo (23), que os juros estão altos no Brasil. Entretanto, Bolsonaro utilizou mais uma vez o crédito agrícola para desaprovar as taxas executadas no País.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Na abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Bolsonaro pediu ao presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, uma redução de juros aos produtores rurais.

“Eu apenas apelo para o seu coração, para o seu patriotismo, para que esses juros, tendo em vista você parecer ser um cristão de verdade, caiam um pouquinho mais. Tenho certeza de que as nossas orações tocarão seu coração”, disse Bolsonaro ao presidente do Banco do Brasil, no dia 29 de abril.

Desta vez, o presidente da República utilizou suas redes sociais para fazer o apelo, em tom discreto. “Boas notícias para o campo, mas reconhecemos que os juros ainda estão altos no Brasil”, avaliou. O post do presidente acompanhou um vídeo com detalhes do Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020, anunciado na terça-feira, 18.

Desta forma, a postagem foi reproduzida pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Plano Safra

Durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, na terça-feira, 18, o governo federal anunciou a liberação de R$ 222,74 bilhões para o Plano Safra 2019/2020. Assim sendo, o valor será destinado aos produtores e pecuaristas de pequeno, médio e grande porte.

O Plano Safra é um conjunto de ações que consistem no fortalecimento da agricultura familiar.

Desta forma, os recursos do Plano Safra serão liberados a partir do mês de julho deste ano e continuarão até junho de 2020.

Saiba mais: Governo libera R$ 222,74 bilhões para o Plano Safra 

Taxa de juros

A taxa de juros aos agricultores de pequeno porte que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) varia entre 3% e 4,6% ao ano. Já para os produtores de médio porte, a taxa é de 6%.

O governo aumentou para 8% as taxas máximas, para o financiamento a grandes produtores, diante de 7% na safra atual, mesmo anunciando recursos semelhantes para o crédito agrícola na safra a ser iniciada em 1º de julho. Sendo assim, os juros aos agricultores foram elevados entre 0,5 e 1 ponto porcentual entre os períodos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião