Juro baixo pode elevar risco ao setor financeiro, diz BCE

Membros do Banco Central Europeu (BCE) afirmaram que as taxas de juros em patamares muito baixos podem prejudicar os bancos da Europa, além de causar risco ao setor financeiro. Entretanto, a autoridade monetária já comunicou recentemente que pode fazer novos cortes para sustentar a economia, que se encontra em desaceleração.

De acordo com a ata divulgada pelo BCE, é possível notar que a presidente da instituição, Christine Lagarde, tem um grande dilema para resolver pela frente. Isso porque a taxa de juros do banco já está em um patamar muito baixo, em 0,5%, o que faz com que os formuladores de políticas monetárias fiquem com poucas saídas para estimular a atividade econômica.

Black Friday Suno – as melhores análises sobre investimentos com descontos incríveis! Cadastre-se para ser o primeiro a saber

Em outubro, as autoridades da instituição de economia alertaram que a fraqueza econômica da Europa pode durar mais tempo do que o estimado anteriormente. Sendo assim, a inflação da região pode ser ainda mais prejudicada, segundo a ata da reunião.

Veja também: Medidas adotadas pelo BCE foram necessárias para combater risco de deflação, diz Visco

“Ainda não havia sinais de aceleração do crescimento previstos nas projeções [econômicas de setembro]”, informou a ata. “Um aumento na inflação subjacente [núcleo] pode não se materializar prontamente”.

No último documento divulgado, o BCE informou que estava pronto para agir quando necessário. Entretanto, a instituição reforçou a ideia de que a política monetária ultraflexível pode fazer mal para a economia.

Christine Lagarde ratificada como presidente do BCE

Os líderes da União Europeia ratificaram a nomeação de Christine Lagarde como presidente do Banco Central Europeu há pouco mais de um mês. Lagarde começou a atuar no lugar de Mario Draghi desde o dia 1 de novembro.

Lagarde foi nomeada para o cargo no dia 2 de julho, por líderes da UE. O BCE é responsável por definir a política monetária dos 19 países que utilizam o euro. A ex-presidente do FMI irá cumprir um mandato de oito anos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião