Balanços da semana

JSL (SIMH3) recebe aval do Cade para comprar companhia de transportes Moreno

A JSL (SIMH3) recebeu, nesta segunda-feira (21), aval da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a aquisição da empresa Moreno, de transporte rodoviário, sediada na cidade de São José dos Pinhais (PR).

A JSL tem sede em São Paulo e atua no ramo de serviços de logística em gestão de frotas e transporte de passageiros. Ao Cade, as empresas informaram que o mercado relevante para esta operação é o de transporte de veículos para montadoras. Assim, coube ao órgão antitruste analisar os potenciais impactos dessa negociação para outras empresas do mesmo segmento.

O Cade, entretanto, informou que a operação envolve menos de 10% do setor de atuação da JSL. Ou seja, foi julgado que a negociação não prejudicará a competitividade com outras empresas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Conclui-se que a presente operação não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial, razão pela qual o ato de concentração pode ser aprovado sob o rito sumário”, afirmou o Cade.

Aquisição de 75% da Fadel pela JSL

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição de 75% das quotas representativas do capital social da Fadel Holding pela JSL, há pouco mais de uma semana. A Fadel é uma empresa de transportes e logística, do mesmo setor da JSL. Desse modo, as companhias alegaram ao órgão antitruste que a aquisição está relacionada a diversificação e consolidação. Em análise, o Cade identificou que a Fadel representa menos de 1% deste setor no Brasil.

“Assim, entende-se que a operação resultará em baixa concentração horizontal entre as atividades das Requerentes no transporte rodoviário nacional de cargas. Conclui-se que a presente operação não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial, razão pela qual o ato de concentração pode ser aprovado sob o rito sumário”, destacou o órgão antitruste sobre a operação da JSL.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião