JSL (JSLG11) recebe aval do Cade para aquisição da Fadel

A JSL (JSLG11) recebeu, nesta terça-feira (29), o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a aquisição do controle da transportadora Fadel Holding Ltda. Segundo o fato relevante divulgado, a aprovação ocorreu sem restrições.

Conforme anunciado pela JSL, a compra será de 75% do controle da Fadel. Os 25% restantes permanecerão com o fundador da transportadora, Ramon Alcaraz, que seguirá como sócio e liderará as atividades e o plano de desenvolvimento da companhia.

A compra foi fechada pelo valor de R$ 159,4 milhões. Metade do total será pago à vista, e a outra metade daqui seis meses. O valor poderá ser acrescido em R$ 13,7 milhões, se a Fadel atingir determinadas metas estabelecidas em contrato.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A Fadel se destaca por ser uma das principais empresas de distribuição urbana no Brasil, contando com 1.600 ativos operacionais, 25 filiais no Brasil e 4 unidades no Paraguai, atuando nos setores de bebidas, alimentos, bens de consumo e e-commerce“, destaca o comunicado.

A Fadel possui como principais clientes a Ambev (ABEV3), Cervepar, Unilever, Souza Cruz, B2W (BTOW3) e Pepsico. A aquisição, segundo o fato relevante, está alinhada com a estratégia de aquisições da JSL, e “contribui para a consolidação da nossa liderança como a maior e mais integrada plataforma de serviços logísticos no Brasil”.

A JSL, assim como sua controladora Simpar (SIMH3), “acreditam que o modelo de gestão da Fadel e sinergia da base de clientes trará uma grande oportunidade de desenvolvimento das operações no segmento de distribuição urbana pela expertise adicionada ao rol de serviços já prestados pela JSL e também pela oportunidade de cross selling entre os clientes e o portfólio de serviços de ambas”.

Reorganização societária entre JSL e controladora

No dia 21 de julho deste ano, a JSL informou que seu Conselho de Administração aprovou a reorganização societária proposta em abril de 2020, que fará com que a empresa se torne subsidiária integral da Simpar.

Fernando Antônio Simões, integrante da família fundadora da JSL, é o controlador da Simpar, que, por sua vez, detém um único investimento: a própria JSL. De acordo com a companhia, a reorganização “faz parte da estratégia de gerar valor por meio da segregação de suas atividades em sociedades distintas”.

“Uma vez implementada a reorganização, a companhia deixará de exercer a função de holding e passará a ser exclusivamente uma empresa operacional de serviços logísticos com agenda própria de desenvolvimento, abrindo novas possibilidades para movimentos estratégicos, fusões e aquisições e acesso ao mercado de capitais”, disse a companhia à época.

Atualmente, as ações da JSL são negociadas sob o ticker JSLG11, já de forma separada à Simpar. Após a conclusão da reorganização societária, os papéis voltarão a ser negociados com o código JSLG3, uma vez que a empresa faz parte do Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que comporta apenas ações ordinárias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião