J.P. Morgan diz que medo de recuo mundial em 2019 é exagerado

O crescimento econômico nos Estados Unidos deve desacelerar cerca de 2%, de acordo com o chefe de renda fixa da J.P. Morgan Asset Management, Robert Michele.

De acordo com o economista da J.P. Morgan, essa estimativa é inferior aos mais de 3% previstos no último ano.

Saiba mais: EUA e China prometem intensificar cooperação bilateral

Conforme nota emitida por Michele aos investidores, os receios em torno de uma recessão global são exagerados.

“Simplesmente olhar para os mercados sugeriria que a economia global segue rumo a uma recessão”. Segundo o economista, embora a economia mundial esteja em desaceleração, não existe risco iminente de recessão.

De acordo com Robert Michele, dois importantes fatores deixam os investidores receosos:

  1. Congresso norte-americano “paralisado”;
  2. Guerra comercial (EUA x China).

Entretanto, ele acredita que “uma resposta de política monetária adequada (do Federal Reserve, banco central dos EUA) deve suavizar a desaceleração e garantir um pouso suave”.

Para isso, Michele acredita que o Federal Reserve deve elevar mais duas vezes os juros neste ano, ficando entre 2,75% e 3%.

Além disso, o chefe de renda fixa diz que “os mercados certamente receberiam positivamente uma ‘elevação mais voltada para o afrouxamento monetário’, caso o Fed (Federal Reserve) indicasse a possibilidade de parar a redução do balanço de ativos”.

O economista da J.P. Morgan também afirma que “fora dos Estados Unidos, os bancos centrais permanecem bastante acomodatícios”. Desta forma, o crescimento econômico em 2019 fica sustentado.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião