José Barroso Tostes Neto será o novo secretário da Receita Federal

O Ministério da Economia informou nesta sexta-feira (20) que o auditor fiscal José Barroso Tostes Neto será o novo secretário especial da Receita Federal.

A escolha do novo secretário da Receita Federal foi tomada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Tostes Neto assumirá o cargo após ser nomeado por decreto pelo presidente Jair Bolsonaro.

O auditor fiscal substituirá o antigo secretário, Marcos Cintra, demitido no dia 11 de setembro deste ano.

Segundo membros da equipe econômica do governo federal, Guedes buscou um membro que não estivesse vinculado a nenhum sindicato. Além disso, o ministro queria um secretário que já fosse respeitado por todas as áreas da Receita.

Quem é o novo secretário da Receita Federal

Essa não é a primeira vez que Tostes Neto ocupa um cargo público. O secretário já chefiou a secretaria da Fazenda do Pará, em 2011. Além disso, foi presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Pará (Banpará).

Em 2015, o auditor começou a atuar como líder em Gestão Fiscal e Municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/06/78866cc1-banner-home-6-4.jpg

Em 2018, o auditor fiscal foi indicado para participar de uma eleição interna organizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco). Após a indicação, Tostes Neto publicou um vídeo falando sobre a importância da Receita.

“A força de uma administração tributária é um indicador relevante da maturidade democrática das sociedades modernas. Principalmente porque uma administração tributária forte, atuante e valorizada é um fator de apoio ao desenvolvimento do Estado e do país”, declarou o novo secretário especial.

Demissão de Marcos Cintra

Na última semana, o economista Marcos Cintra foi demitido do cargo de secretário especial da Receita Federal. A demissão foi uma consequência da possível recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF).

Saiba mais: Marcos Cintra deixa secretaria da Receita Federal

“Paulo Guedes exonerou, a pedido, o chefe da Receita Federal por divergências no projeto da reforma tributária. A recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária por determinação do Presidente”, escreveu o presidente Jair Bolsonaro em sua conta do Twitter.

Além de ser favorável a recriação da contribuição sobre transações financeiras, a atuação de Cintra era questionada. Segundo Bolsonaro, “faltava comando” à Receita Federal.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião