Johnson & Johnson deixará de vender produtos que clareiam a pele

A gigante do setor de saúde e beleza dos EUA, Johnson & Johnson (NYSE: JNJ), anunciou na última sexta-feira (19) que deixará de vender produtos utilizados para clarear o tom de pele. Originalmente, os cremes foram produzidos para reduzir manchas escuras, porém a empresa descobriu que muitos consumidores preferiram usar o produto como um clareador.

Em uma nota aos consumidores, a companhia explicou que “as conversas nas últimas semanas destacaram que alguns nomes ou propagandas em nossos produtos redutores de manchas escuras, Neutrogena e Clean & Clear, indicavam que alcançariam um branco melhor do que o seu próprio tom de pele”.

“Essa nunca foi nossa intenção – a pele saudável é uma pele bonita”, a empresa adicionou. Dessa forma, “não vamos mais produzir ou enviar essa linha de produtos”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

As linhas de produtos “Neutrogena Fine Fairness” e “Clear Fairness da Clean & Clear” foram distribuídas somente na Ásia e no Oriente Médio.

Johnson & Johnson demonstra apoio às manifestações

A decisão de remover a linha “Clear Fairness” é uma resposta às manifestações contra o racismo realizadas em todo o território norte-americano desde a morte de George Floyd, em maio.

A gigante do setor de saúde e beleza dos EUA não foi a primeira companhia a tomar essa decisão. Desde o início do movimento, diversas empresas anunciaram que removeriam produtos ou marcas que foram criticadas por usar imagens racistas para serem vendidas.

Mais de 11.000 pessoas assinaram uma petição pedindo à Unilever que pare de vender um produto para clarear a pele, comercializado na Índia e no Oriente Médio. Os anúncios da loção mostraram mulheres de pele escura usando os cremes para clarear a pele e depois se tornando mais bem-sucedidas como resultado.

Adicionalmente, a Quaker Oats, empresa do setor alimentício, disse que deixaria de usar sua embalagem após reconhecer que seu logotipo, uma mulher negra e sorridente, era baseado em um estereótipo racial.

Veja também: Coronavírus: Johnson & Johnson iniciará testes da vacina em julho

Na semana passada, o Band-Aid, uma empresa da Johnson & Johnson, anunciou que começaria a vender curativos que combinam com diferentes tons de pele, não somente o branco. “Somos solidários aos nossos colegas negros, colaboradores e comunidade na luta contra o racismo, a violência e a injustiça”, adicionou a companhia.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião