Joe Biden é o novo presidente dos EUA

O candidato democrata Joe Biden superou Donald Trump em uma eleição mais disputada do que o previsto nas pesquisas eleitorais e será o novo presidente dos Estados Unidos a partir de 2021.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Há pouco, ele declarou por meio de suas redes sociais: “O trabalho que está na nossa frente será difícil, mas eu prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – tenham votado em mim ou não. Eu conservarei a confiança que vocês depositaram em mim.”

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Hoje, às 22h de Brasília, Biden deve fazer um pronunciamento à nação, segundo órgãos de imprensa americanos.

Confira como foi o processo eleitoral

A vitória de Joe Biden se consolidou na manhã de quarta-feira (4) e ganhou força durante a tarde e noite do mesmo dia após um início de apuração conturbado na apuração com derrotas em estados nos quais as pesquisas mostravam ligeiro favoritismo do democrata.

Logo nas primeiras horas após o fechamento das urnas, o triunfo de Trump na Flórida por uma margem significativa pesou sobre o ânimo dos apoiadores do vice-presidente do governo Barack Obama. Eles temiam uma repetição do filme de 2016, quando a favorita Hillary Clinton foi perdendo consecutivamente os estados até ser declarada a vitória de Trump.

O ânimo dos democratas começou a mudar ainda no final da madrugada do dia da eleição, quando os votos de Arizona e Geórgia indicaram que Joe Biden conseguiria virar os dois estados. Uma vitória histórica para o partido que perde em eleições presidenciais nos dois há quase 30 anos.

O fôlego de confiança veio na quarta-feira quando a disputa de Michigan e Wisconsin virou a favor do democrata. Biden faturou os dois estados.

O caminho para a Casa Branca se consolidou com a contagem dos votos restantes na Geórgia e Pensilvânia, que reduziu sequencialmente sua margem de vantagem de Trump. Na manhã desta sexta-feira, Biden virou o jogo nos dois estados em seu passo definitivo para a Casa Branca.

Essa dinâmica era amplamente esperada naqueles estados nos quais a contagem dos votos antecipados – majoritariamente democratas – ocorreu após os votos depositados na terça-feira, mais favoráveis a Trump. Os eleitores de Biden foram estimulados a votar antecipadamente como medida de cautela contra aglomerações na eleição em tempos de covid-19.

Joe Biden foi considerado vencedor ao conquistar a Pensilvânia e superar os 270 delegados do colégio eleitoral necessários. A projeção de vitória foi realizada pela Decision Desk.

Donald Trump não deverá aceitar o resultado imediatamente, pois já anunciou que pretende recorrer à Justiça estadual e à Suprema Corte, além de acusar o processo eleitoral de ter fraudes. Não há nenhuma comprovação de fraude sistêmica nos EUA ou o presidente e sua equipe apresentaram provas. A campanha de Trump deverá pedir recontagem de votos em alguns estados como Pensilvânia, Geórgia e Wisconsin.

A apuração seguirá nos próximos dias com a contagem dos votos antecipados que chegam pelo correio e do exterior e os últimos estados devem mostrar seus números.

Propostas de Joe Biden

Joe Biden assumirá a presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro e encontrará um país polarizado com a intensa disputa entre democratas e republicanos, possivelmente ainda enfrentando as consequências do terceiro pico de contágio e morte da covid-19 no país.

A coalização democrata que levou Biden ao poder é a mais progressista da história dos EUA e defende mudanças estruturais na política interna e externa do país. O ‘moderado’ Biden possui propostas mais progressista do que qualquer presidente dos EUA, incluindo Barack Obama, e sua vice-presidente, Kamala Harris, é considerada a senadora mais progressista da casa – mais que Bernie Sanders.

Na agenda de Joe Biden está um novo pacote trilionário para salvar a economia norte-americana dos impactos da covid-19, assim como uma transição definitiva para uma economia de baixo carbono com a reentrada no Acordo de Paris, elevação do salário mínimo e um sistema de saúde pública universal optativa. Na educação, ele defende creche universal gratuita e a expansão das universidades públicas.

Ele também quer reformar o sistema criminal para reduzir o encarceramento em massa com redução de penas mínimas obrigatórias para crimes de baixo potencial ofensivo, descriminalizar a maconha e anular condenações pelo porte da droga. Biden propõe ainda criar um fundo de US$ 30 bilhões para apoiar empresas tocados por minorias.

Para isso, precisará de um Congresso que apoie suas medidas. No momento, os democratas são favoritos para manter o controle da Câmara, mas o Senado segue em aberto.

Aos 78 anos, Joe Biden será o presidente mais velho ao assumir a presidência dos EUA e indicou que fará um governo de transição entre a sua geração e os novos democratas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Felipe Areia

Compartilhe sua opinião