Joaquim Levy decide nomes para integrar BNDES

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Joaquim Levy, indicou os novos nomes de sua equipe que devem ser anunciados nos próximos dias.

No entanto, Levy indicou à diretoria do BNDES:

  • Karla Bertocco Trindade (ex-presidente da Sabesp)
  • José Flávio Ramos (sócio da gestora Ulbrex)
  • Eliane Lustosa (já no BNDES).

Saiba mais: BNDES fortalecerá empresas de médio porte, afirmou Joaquim Levy

De acordo com o Valor Econômico, a formação da equipe será anunciada nos próximos dias. No entanto, os nomes precisam ser aprovados pela Casa Civil, antes da oficialização.

José Flávio Ramos

O nome mais certo é o de José Flávio Ramos. O antigo tesoureiro do bancos HSBC, Nacional e Citi deve assumir a diretoria financeira do banco de desenvolvimento, substituindo o economista, Carlos Thadeu de Freitas.

Além disso, Ramos foi sócio da Ulbrex, conselheiro na B3 e BR Properties, onde exerceu a presidência do conselho, e diretor da Andima, atual Ambima, de 2002 à 2004.

Saiba mais: Endividada, Taurus quer diversificar presença internacional para crescer

Karla Bertocco

Karla Bertocco foi presidente da Sabesp e deverá atuar como diretora de infraestrutura no banco público, substituindo Marco Ferrari.

No entanto, para o setor de compliance, Henrique Bastos é o mais cotado para assumir a vaga deixada por Marcelo Siqueira Freitasa.

Além disso, a diretora de investimentos Eliane Lustosa, deve permanecer no cargo.

Até o momento, o banco não se manifestou em relação aos nomes indicados pelo novo presidente.

Presidente do BNDES

Joaquim Levy aceitou o convite para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no governo de Jair Bolsonaro, em novembro de 2018.

Em 2018, o economista era diretor do Banco Mundial, localizado em Washington (EUA). Antes disso, foi ministro da Fazenda no governo de Dilma Rousseff e diretor do Investimentos Bradesco Asset Management.

Além disso, foi secretário do Tesouro Direto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, quando o BNDES emprestou recursos às empreiteiras investigadas pela Operação Lava-Jato

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião