J&F vende linhas de energia para a Taesa por quase R$ 1 bi

A J&F, holding dos irmãos Batista, acertou a venda de quatro linhas de transmissão da Âmbar para a companhia Taesa. O comunicado foi divulgado na noite desta segunda (17) e o valor do negócio é de  R$ 942,5 milhões.

Âmbar é o braço de energia da J&F. A Taesa, por sua vez, é uma das maiores empresas brasileiras de transmissão de energia elétrica. Ela é controlada pela colombiana Isa e pela mineira Cemig.

Saiba mais: Ministério Público ajusta acordo para J&F negociar leniência com os EUA

Embora o interesse da Taesa no negócio venha desde o começo de 2018, só recentemente ele andou. Naquela época, a companhia já havia manifestado a intenção de contar com as linhas de transmissão da Âmbar. As negociações, no entanto, travaram. Então foram retomadas somente nas últimas semanas.

A operação envolve 1,2 mil quilômetros de linhas de transmissão. Elas estão distribuídas em quatro ativos: as transmissoras São Pedro e São João, adquiridas integralmente, e as transmissoras Triângulo Mineiro e Vale do São Bartolomeu (51% das ações adquiridas).

Os outros negócios da J&F

Além das linhas da Âmbar, a J&F vendeu outras importantes empresas. Em julho de 2017, os Batista negociaram a Alpargatas, dona da Havaianas, para um braço de investimentos do Itaú. Os ativos de carne bovina da JBS foram para a empresa de alimentos Minerva Foods. A participação que o grupo detinha na Vigor foi para a mexicana Lala. Além disso, vendeu a Eldorado, companhia de celulose, para a Paper Excellence. Essas negociações começaram quando vieram à tona as delações premiadas de Joesley e Wesley Batista, no âmbito da operação Lava Jato.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião