Jerome Powell enfatiza importância de conter o coronavírus

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, alertou nesta segunda-feira (29) para a importância de manter o contágio do coronavírus (covid-19) contido enquanto a economia dos EUA se recupera de sua contração mais profunda há décadas.

“Entramos em uma nova fase importante e o fizemos mais cedo do que o esperado”, disse Jerome Powell em comentários preparados para o depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA na terça-feira (30). “Embora essa recuperação da atividade econômica seja bem-vinda, ela também apresenta novos desafios – principalmente a necessidade de manter o vírus sob controle”, adicionou o presidente.

O Fed e o Tesouro norte-americano trabalharam juntos para lançar nove programas de empréstimos emergenciais, destinados a fornecer crédito ininterrupto a todos, desde municípios a empresas de médio porte. Essas ações ajudaram a reduzir os custos de empréstimos e a manter o sistema financeiro líquido em um momento de estresse, enquanto impulsionavam o mercado de ações.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O presidente do Fed, em seus comentários, fez uma nota otimista sobre o que ele vê como a reabertura da atividade econômica. A contratação está aumentando, ele observou, e os gastos estão aumentando, embora ele tenha alertado que 20 milhões de americanos perderam o emprego.

Jerome Powell acredita que economia voltará com a confiança

“O caminho a seguir para a economia é extraordinariamente incerto e dependerá em grande parte do nosso sucesso em conter o vírus”, disse a autoridade monetária. “Uma recuperação total é improvável até que as pessoas tenham certeza de que é seguro se envolver novamente em uma ampla gama de atividades”.

Veja também: Powell diz que recuperação econômica não terá solução rápida

Como ele fez em aparições recentes, Jerome Powell também alertou contra a retirada de qualquer forma de estímulo cedo demais. “O caminho a seguir também dependerá das ações políticas tomadas em todos os níveis do governo para fornecer alívio e apoiar a recuperação pelo tempo que for necessário”, informou.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião