JBS (JBSS3) enfrenta surto de covid-19 em plantas no Brasil e nos EUA

A JBS (JBSS3) enfrenta problemas com um surto do novo coronavírus (covid-19) em algumas de suas plantas no Brasil e nos Estados Unidos.

A companhia do setor alimentício notificou, até o momento, o óbito sete funcionários em uma fábrica no estado norte-americano do Colorado. Enquanto, foram registrados 280 casos confirmados da doença na unidade.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

Ao mesmo tempo, no estado do Rio Grande do Sul, a JBS foi obrigada a fechar uma fábrica por decisão do Tribunal da Justiça do Trabalho pelo prazo de duas semanas. Os frigoríficos BRF, Minuano, Aurora e Agrodanieli estabeleceram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), como o  objetivo de preservar a saúde e segurança dos colaboradores de suas unidades.

Para o ano de 2020, a indústria de alimentos projetava um potencial de crescimento para o setor. Apesar disso, o preço da carne nos Estados Unidos foi afetado pela crise da pandemia do novo coronavírus, devido ao seu do impacto nos frigoríficos.

Nesse sentido, a unidade da JBS baseada na cidade de Greeley, no estado do Colorado, foi fechada pelo período de nove dias em abril. A paralisação serviu para a realização de uma limpeza no local e a instalação de proteções para os funcionários.

A unidade recebeu, no dia 24 de abril, a autorização para retomar as operações. Entretanto, após a abertura, a fábrica registrou um novo surto da covid-19 e os casos dobraram em questão de dias. Entre os dias 26 e 29 de abril, as ocorrências foram de 120 para o patamar de 245. A unidade de Greeley apresenta cerca de 6 mil funcionários.

JBS fecha unidades por conta do coronavírus

O surto na planta de Greeley não foi o único caso reportado em fábricas da JBS. A companhia comunicou na último dia 26 de abril o fechamento temporário de uma unidade localizada em Green Bay, também dos Estados Unidos.

Saiba mais: JBS (JBSS3) fecha unidade em Green Bay, nos EUA, por conta do coronavírus

Além disso, a JBS paralisou as operações de uma fábrica em Grand Island, no estado de Nebraska. Na unidade, foram reportado 200 funcionários da companhia infectados com o novo coronavírus.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião