JBS anuncia Gilberto Tomazoni como novo presidente-executivo

A companhia JBS anunciou na terça-feira (04) o novo presidente-executivo, Gilberto Tomazoni, atual diretor global de operações desde 2017. Tomazoni está na empresa de processamento de carnes desde 2013.

O empresário irá substituir José Batista Sobrinho, o fundador da JBS. Conhecido como Zé Mineiro, aos 84 anos, Sobrinho continuará apenas como membro do conselho de administração.

Esta é a primeira vez na história da companhia que um membro fora da família Batista assumirá o cargo da presidência. A empresa passa por um processo de sucessão após os irmãos Wesley e Joesley, filhos de Zé Mineiro, serem investigados e presos na Operação Lava Jato.

O novo presidente-executivo já era apontado como um dos mais cotados. Hoje (05), haverá uma teleconferência para analistas e investidores para mais informações referentes à troca de comando.

Governo Bolsonaro

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, fez sua campanha eleitoral baseada nas mudanças dos moldes políticos que levaram o Brasil a ser reconhecido internacionalmente por um enorme esquema de corrupção. Tal esquema foi descoberto a partir das investigações da Operação Lava Jato.

Saiba mais Pedido de liberdade de Lula será decidido hoje pela Segunda Turma do STF 

No entanto, dois dos novo ministros escolhidos por Bolsonaro podem estar envolvidos com a JBS e a Operação Lava Jato:

  • Onyx Lorenzoni (DEM): futuro ministro da Casa Civil. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou a abertura de uma investigação envolvendo pagamentos de caixa dois e a JBS.
  • Tereza Cristina (DEM): futura ministra da Agricultura. Também possui nome envolvido com a JBS. Cristina concedeu incentivos tributários à empresa quando era secretária do governo de Mato Grosso do Sul. Cristina negou qualquer envolvimento.
Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião