JBS (JBSS3) é multada nos EUA por não proteger funcionários do coronavírus

A JBS (JBSS3) foi multada pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos por não proteger seus funcionários da exposição ao coronavírus (covid-19). A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA), ligada ao órgão, propôs uma multa de US$ 15.615,00 à empresa, de acordo com um documento publicado na última sexta-feira (11).

A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional citou a JBS, que opera como Swift Beef Company, por violar uma cláusula de dever geral ao não fornecer um local de trabalho livre de riscos que podem causar morte ou danos graves aos funcionários da companhia.

A JBS recebeu a pena máxima permitida por lei por violar esta cláusula. Além disso, segundo a OSHA, a companhia não forneceu a um representante autorizado dos funcionários os registros de lesões e doenças em tempo hábil depois da inspeção feita pela organização em maio deste ano. “Os empregadores precisam tomar as medidas adequadas para proteger seus trabalhadores do coronavírus”, disse a diretora da OSHA, Amanda Kupper, em nota.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A JBS Foods recebeu um prazo de 15 dias úteis, a partir do recebimento das citações e da multa, para solicitar uma conferência com o diretor de área da OSHA ou contestar as conclusões perante à Comissão de Revisão de Saúde e Segurança Ocupacional independente. A empresa, entretanto, já afirmou que as afirmações do departamento do trabalho dos EUA são “totalmente sem mérito”.

JBS diz que citação do departamento do trabalho dos EUA é “totalmente sem mérito”

A JBS USA afirmou, no último domingo (13), que é “totalmente sem mérito” a citação do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos à empresa por não proteger seus funcionários da exposição ao vírus que tem causado milhares de mortes ao redor do mundo e já fez 194 mil vítimas fatais no país norte americano. De acordo com JBS USA, cada medida proposta na citação da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (Osha) “foi implementada meses atrás na unidade de Greeley”.

A companhia afirmou que, “ao contrário das alegações da citação”, a instalação de Greeley está em “total conformidade com todas as orientações para redução de risco recomendadas”.

“A JBS USA considera que a citação da OSHA (Occupational Safety and Health Administration) é totalmente sem mérito. Ela tenta impor um padrão que não existia em março, quando enfrentamos a pandemia sem qualquer orientação. Quando a OSHA finalmente forneceu orientação no final de abril, um mês após o início do período abrangido pela citação, nossas medidas preventivas implementadas anteriormente já excediam amplamente qualquer uma das suas recomendações. Cada medida proposta na citação foi implementada meses atrás na unidade de Greeley. Os apontamentos da OSHA teriam sido informativos em fevereiro. Hoje, eles não atendem nem aos nossos padrões internos”, destacou a JBS em comunicado.

A companhia ainda afirmou que implementou centenas de medidas para proteger sua força de trabalho, “incluindo a triagem de todos os funcionários antes de entrar nas instalações, horários de início e intervalos escalonados, exigindo o uso de máscaras e protetores faciais, erguendo barreiras físicas, instalando tecnologias de limpeza de ar germicida por UV e ionização bipolar de plasma para neutralizar o vírus”. Ademais, a JBS afirmou ter afastado todos os grupos de risco de suas instalações, concedendo ainda remuneração e benefícios integrais.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião