JBS (JBSS3): MPT interdita unidade de aves da Seara, por conta do coronavírus

O Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) informou nessa segunda-feira (18) que interditou a unidade de aves da Seara em Ipumirim (SC), comandada pelo grupo JBS (JBSS3), após encontrar irregularidades relacionadas a falta de distanciamento seguro entre os funcionários, medida indicada para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o Ministério, a decisão de interditar a unidade do grupo JBS surgiu após fiscais “encontrarem graves irregularidades, sobretudo relacionadas à ausência de distanciamento seguro entre os trabalhadores na linha de produção e a inexistência de medidas de vigilância para controle da disseminação do vírus entre os trabalhadores”.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

Além disso, a pasta declarou, em nota, que os procuradores responsáveis pela investigação e o Projeto Nacional dos Frigoríficos estão avaliando quais medidas serão tomadas a partir do fechamento da unidade.

De acordo com o MPT-SC, a unidade interditada havia confirmado 86 casos de coronavírus. Visto que o local conta com 1500 funcionários, o número representa cerca de 5% de empregados.

JBS vai recorrer a decisão

O grupo declarou que tem como “objetivo prioritário” a saúde de seus funcionários e que suas unidades contam com um protocolo severo de prevenção contra a doença. Frente a isso, a JBS salientou que vai recorrer a decisão do Ministério.

Saiba mais: JBS (JBSS3): planta é interditada devido a surto de coronavírus

Em nota a companhia indicou que “a empresa irá tomar as medidas judiciais cabíveis para retomada das suas operações em Ipumirim”, pois de acordo com o grupo, suas operações seguem os mais elevados padrões de segurança para o setor frigorífico.

Veja também: JBS (JBSS3) paralisa unidade nos EUA devido ao coronavírus

Por fim, destacando as consequências da interdição, a JBS salientou que “é inevitável que a cadeia de produção, incluindo os 240 produtores rurais da região, também tenha que suspender suas atividades, o que poderá trazer graves consequências no âmbito social, econômico, sanitário e de abastecimento à população”.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião