JBS (JBSS3): Justiça autoriza reabertura de frigorífico em Santa Catarina

A JBS (JBSS3) recebeu a autorização da Justiça catarinense para reabrir seu abatedouro de aves no oeste do estado. A liminar foi concedida no último sábado (30).

Por determinação da Justiça, a planta da JBS estava fechada há quase duas semanas. Auditores fiscais haviam identificado falhas na execução de medidas adotadas pela empresa na contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) entre seus funcionários na operação.

A companhia à época, no entanto, rebateu dizendo que estabeleceu uma série de medidas de proteção atendendo às recomendações dos ministérios da Saúde, Agricultura e Economia.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A liberação da unidade da JBS era de grande importância para a empresa. Na última sexta-feira (29), a companhia solicitou o aval da Secretaria de Agricultura e do órgão ambiental de Santa Catarina para abater aproximadamente 650 mil frangos que estão nas granjas da empresa. A planta, no entanto, ainda estava interditada.

Por meio de uma nota, a JBS informou ao governo catarinense que a próxima segunda-feira (1) seria a data limite para reabrir o abatedouro de Ipumirim, antes de ter de descartar os animais.

A juíza Paula dos Anjos, da Vara do Trabalho de Concórdia (SC), que tomou a decisão por liberar a reabertura do frigorífico, citou o risco de sacrifício das aves, o que traria problemas ambientais — os corpos deveriam ser enterrados, em vez de servirem como alimento.

Ainda segundo Paula dos Anjos, o período de duas semanas em que a planta esteve fechada, o período de transmissão do vírus foi mitigado.

Saiba mais: Marfrig, JBS e Minerva são autorizadas a exportar para Tailândia

A juíza também salientou que os trabalhadores da JBS precisam tomar medidas de “auto-cuidado” porque a infecção também pode ocorrer fora do ambiente de trabalho.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião