Grana na conta

Justiça obriga JBS (JBSS3) a garantir distanciamento físico entre funcionários

De acordo com uma liminar da Justiça do Trabalho, a JBS (JBSS3) deverá garantir que seus funcionários da unidade de aves da Seara em Ipumirim (SC) mantenham uma distância de 1,5 metro entre si. A medida faz parte de algumas exigências do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) para que a fábrica possa reabrir.

Além disso, a JBS precisará afastar, de forma remunerada, os empregados com suspeita de terem contraído o novo coronavírus (Covid-19), mesmo que estejam assintomáticos.

A unidade de aves da Seara em Ipumirim foi interditada pelo MPT-SC no dia 18 desse mês, após fiscais encontrarem irregularidades relacionadas a falta de distanciamento seguro entre os funcionários.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Segundo a pasta, a decisão de interditar a unidade surgiu após fiscais constatarem a “inexistência de medidas de vigilância para controle da disseminação do vírus entre os trabalhadores”.

De acordo com o Ministério, a fábrica interditada havia confirmado 86 casos de coronavírus. Visto que o local conta com 1500 funcionários, o número representa cerca de 5% da força de trabalho do local.

JBS enfrenta surto de Covid-19 em plantas no Brasil e nos EUA

A companhia do setor alimentício enfrenta problemas com um surto do novo Covid-19 em algumas de suas plantas no Brasil e nos Estados Unidos.

A empresa notificou, até o inicio do mês, o óbito de sete funcionários em uma fábrica no estado norte-americano do Colorado. Enquanto, foram registrados 280 casos confirmados da doença na unidade.

Saiba mais: JBS (JBSS3): planta é interditada devido a surto de coronavírus

Ao mesmo tempo, no estado do Rio Grande do Sul, a JBS foi obrigada a fechar uma fábrica por decisão do Tribunal da Justiça do Trabalho pelo prazo de duas semanas. Os frigoríficos BRF, Minuano, Aurora e Agrodanieli estabeleceram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), como o  objetivo de preservar a saúde e segurança dos colaboradores de suas unidades.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião