JBS (JBSS3): Cade aprova aquisição da Seara de produtos da marca Bunge

A subsidiária da JBS (JBSS3), Seara, recebeu aprovação, sem restrições, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a aquisição de produtos de marca da empresa norte-americana de maionese e margarinas Bunge. A decisão foi publicada nesta terça-feira (4) no Diário Oficial da União.

Em dezembro do ano passado, a JBS anunciou que a compra dos ativos da Bunge totalizaram R$ 700 milhões. A operação envolve três unidades fabris em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. “Pelo acordo, serão adquiridas diversas marcas, entre elas Delícia, Primor e Grandina”, afirmou a controladora da Seara.

A operação foi alvo de questionamentos da BRF (BRFS3). Em abril deste ano, a dona da Qualy, alegou preocupações concorrenciais ao Cade e entrou como parte interessada no processo de avaliação de aquisição da Bunge.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Para enfrentar a JBS no mercado, além da entrada no processo, a BRF reativou em fevereiro a linha de produção de margarinas na fábrica de Uberlândia, que estava parada desde 2017. A empresa fez aporte de R$ 2,5 milhões e ampliou sua capacidade de produção de margarina em 35%.

No entanto, o órgão regulador entendeu que a operação não levará a um arrefecimento da concorrência no mercado de margarinas. “A Sera seguirá enfrentando a concorrência da BRF — líder com mais de 50% de mercado — e ainda pressão de competidores regionalmente relevantes”, afirmou o Cade.

A transação envolve a aquisição das seguintes marcas:

  • Cremosy
  • Soya
  • Cukin
  • Delícia
  • Primor
  • Suprema
  • Predileta
  • Ricca
  • Grandina

Justiça nega pedido para afastamento de funcionários da JBS no MT

A Justiça do Trabalho comunicou na última quinta-feira (30) a rejeição do pedido para afastamento de funcionários em planta da JBS (JBSS3) em Colíder (MT) e para a realização de testagem de todos os funcionários para o novo coronavírus.

A juíza Eliane Alcântara, da Vara do Trabalho do município, escreveu em decisão da última quarta-feira (29), em caráter liminar, que a JBS mostrou que vem cumprindo com o que é exigido por uma portaria dos Ministérios da Economia, da Saúde e da Agricultura, incluindo medidas de prevenção e controle.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) pediu para a Justiça, há cerca de uma passada, uma ordem para afastar temporariamente os empregados da companhia por 14 dias e exigindo a testagem dos trabalhadores da unidade, citando o descumprimento de normas de segurança pela companhia.

Nesse sentido, o MPT apresentou o relatório de inspeção da Vigilância Sanitária de Colíder com relatos de irregularidades na unidade, tais como a falta de distanciamento em locais como refeitórios e vestiários.

A magistrada comunicou em sua decisão que a entende a situação como excepcional em razão da pandemia e que todos os segmentos da economia precisam adotar providências para conter a disseminação da covid-19.

Alcântara considerou que as provas no processo denotam que a JBS está cumprindo o exigido pela portaria interministerial 19/2020, que estabelece medidas de prevenção e controle em frigoríficos e indústrias de laticínios no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião