JBS compra Tulip Company, líder do mercado de carne suína do Reino Unido

A empresa brasileira do ramo alimentício JBS (JBSS3) informou, nesta quarta-feira (28), que comprou a Tulip Company, líder em produção de carne suína, em um negócio avaliado em US$ 354 milhões. A transação foi feita por meio da subsidiária Pilgrim’s Pride Corporation.

Segundo o comunicado ao mercado, divulgado pela JBS, a operação tem como objetivo originar uma nova líder no mercado de proteína e alimentos preparados na Europa. Isso pode acontecer por intermédio do aumento da carteira de alimentos preparados para 21% das distribuições globais da Pilgrim’s.

A JBS afirmou que o preço de compra é 5,4 vezes maior do que o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) esperado. Além disso, a negociação será bancada 100% pela Pilgrim’s.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

No cenário mundial, a demanda por carne suína pode beneficiar a JBS, já que a China, por exemplo, tem tido dificuldades co esta proteína por conta da peste suína africana, que pegou o rebanho do país de surpresa nos últimos meses.

Veja também: Privatização da Cemig levará no máximo 6 meses, afirma CEO 

JBS quer entrar no mercado dos EUA

A JBS retomou os planos de adentrar no mercado dos Estados Unidos. Em 2017, após as delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista nos processos da operação Lava Jato, os planos foram adiados.

Presente em quatro continentes, a JBS gera 25% de sua receita com  exportação e tem forte presença no país norte-americano. Segundo o presidente da empresa, Gilberto Tomazoni, a empresa está voltando aos planos para fazer a listagem de ações na bolsa de Nova York (NYSE) e levantar recursos para financiar seu crescimento.

“Estou muito otimista com o futuro da empresa: o ciclo da indústria é positivo e a JBS está em seu melhor momento na história”, afirma o presidente da empresa, Gilberto Tomazoni.

Por volta das 10h55 desta terça-feira (28), as ações da JBS eram cotadas a R$ 28,33 com uma variação positiva de 1,72%.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião