Grana na conta

Bolsonaro aprova declaração de Guedes sobre saída do Mercosul

O presidente Jair Bolsonaro confirmou a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que se o candidato de centro-esquerda, Alberto Fernández, vencer a eleição presidencial da Argentina, o Brasil deixará o Mercosul.

“O atual candidato que está na frente na Argentina, que tem na vice a Cristina Kirchner, já esteve visitando o Lula, já falou que é uma injustiça o Lula estar preso, já falou que quer rever o Mercosul. Então o Paulo Guedes, perfeitamente afinado comigo, por telepatia, já falou: ‘se criar problema, o Brasil sai do Mercosul”, disse o presidente Bolsonaro em entrevista aos jornalistas no Palácio da Alvorada.

No entanto, o presidente se diz aberto ao diálogo desde que a iniciativa seja de Fernández.

“Eu converso até com a Folha de S.Paulo, quem dirá com o futuro presidente da Argentina”. Entretanto, “ele é que vai ter que dar o sinal. Quando eu tomei posse eu falei que ia manter a democracia, a liberdade, abrir o mercado, respeitar as religiões, e é isso que eu estou fazendo”, completou Bolsonaro.

Bolsonaro critica a esquerda na Argentina

O mandatário do Brasil acredita que o candidato de centro-esquerda não terá o mesmo discurso de liberdade e democracia que o atual presidente argentino, Mauricio Macri, tem.

“Eu não acredito que ele (Fernández) queira seguir nessa linha de liberdade e democracia. Esse pessoal quando se apodera do poder, não quer sair mais. E sempre vivendo às custas da coisa pública”, disse o presidente.

Confira Também: Macri é derrotado pela oposição nas eleições primárias argentinas

Além disso, no Palácio da Alvorada, Bolsonaro criticou a esquerda, no espectro político, e afirmou que empresários não investirão no país vizinho caso o kirchnerismo volte ao poder.

“Olha a Argentina aqui, o que aconteceu com a bolsa, com o dólar, com a taxa de juros deles. O mercado deu sinal de que não vai perdoar a esquerda na Argentina novamente, o pessoal vai tirar de lá. Os empresários não vão investir na Argentina enquanto não resolver a situação política”, afirmou Bolsonaro.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião